Taboão da Serra: DAEE abre licitação para obras de contenção na rua José Carlos Macedo Soares

Uma das obras de infraestrutura mais aguardadas pela população de Taboão da Serra está em fase de licitação pela secretaria estadual do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. A contenção do trecho da rua rua José Carlos Macedo Soares, na margem esquerda do Córrego Pirajuçara, na divisa com a capital irá iniciar no primeiro trimestre de 2024.
A informação foi confirmada pelo deputado estadual Eduardo Nóbrega que participou de diversas reuniões com a secretária da Semil, Natália Resende. As obras de engenharia civil para a contenção da via tem um custo estimado de 4,3 milhões e após a licitação deve ser concluída em 120 dias.
“Essa é uma ligação importantíssima entre Taboão da Serra e São Paulo, desafoga o trânsito na rodovia Régis Bittencourt e é um problema que persiste a décadas. As obras irão substituir o muro de gabião, que sempre desmorona. Desta vez vamos usar uma técnica mais moderna, mais confiável, que é um muro de diafragma, que tem uma durabilidade maior”, afirma Eduardo Nóbrega.
O trecho da via constantemente desmorona, principalmente durante os períodos de chuva forte, impossibilitando o trânsito local. A via liga Taboão da Serra a estrada do Campo Limpo, próximo ao Assaí, antigo Extra. Durante meses a via ficou interditada, funcionando apenas em uma mão, causando trânsito e congestionamento na região central.
O prefeito Aprígio disse que a obra é de responsabilidade do Governo do Estado de São Paulo e ressaltou a importância da intervenção do deputado estadual Eduardo Nóbrega. “Recebemos a notícia de que o projeto está em fase final e seguirá para licitação. Esperamos que as questões sejam resolvidas com a maior brevidade e de forma definitiva para que a via seja totalmente aberta à população e em segurança”.
Desde dezembro de 2022 o trecho da rua José Carlos de Macedo Soares, desmoronou devido as fortes chuvas, a via foi interditada por segurança. Em março deste ano, um novo trecho da rua cedeu, fazendo com o trânsito local fosse feito apenas em uma mão, na parte da manhã em sentido São Paulo e depois do meio dia em sentido Taboão da Serra. Atualmente a rua opera, provisoriamente, nos dois sentidos.
O secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, José Vanderlei dos Santos, afirmou que com as obras concluídas pelo DAEE s motoristas de Taboão da Serra terão de volta uma opção segura para se locomover até São Paulo. “Essa obra é de suma importância para nossa cidade, o deputado Eduardo Nóbrega é o grande responsável por viabilizar essa obra junto ao Governo do Estado”.