Taboão da Serra dispara na liderança
Crônica de Marco Pezão
Folhear o suplemento esportivo do Jornal da Tarde, na segunda-feira, dá a maior satisfação. Que beleza, ver a tabela de pontuação do Campeonato Paulista B/2 e o nosso CA Taboão da Serra reinando absoluto na liderança do grupo 8. Falta pouco, apenas um ponto mais ou um empate entre os concorrentes Jacareí e Jabaquara, domingo, e o Tricolor da Serra estará entre os oito times que disputarão as quatro vagas de acesso à série A/3.
Esta disputada competição estadual segue para a 5a rodada da 2a fase e, das 32 agremiações que iniciaram a jornada, restam 16 equipes distribuídas em 4 chaves onde os dois primeiros de cada grupo seguem cotados em busca de particular proeza.
O novo reencontro aconteceu no estádio municipal vereador José Feres, sábado à tarde, pela 4a rodada da 2a fase. Na atual competição, CA Taboão da Serra e Jabaquara se enfrentaram 4 vezes e o Tricolor venceu 3 e empatou uma – 1 a 0; 1 a 0; 0 a 0 e agora 2 a 0. Para este jogo, o técnico Pedrinho Rocha armou uma surpresa para o seu colega e técnico do Jabaquara, Paulo Robson (ex Santos FC). Ele escalou para jogar nas duas alas, os atacantes Kanu e Tupã.
O Jabuca veio com o mesmo apetite do jogo anterior. Procurou marcar forte a saída de bola e sem constrangimento apelou para faltas duras. O meia esquerda taboanense Igor foi o que mais sofreu. Logo, aos 3 minutos, o zagueiro Alex Silva chegou na maldade por trás e recebeu o cartão amarelo.
Aos 5 minutos, o atacante jabaquarense Daniel limpou o lance fora da área e meteu de três dedos. A bola tinha endereço certo, mas Cidão voou e tocou com a ponta dos dedos. Mesmo assim, a pelota atingiu o travessão dando um susto na galera tricolense.
Caçado, o talismã Igor não parava em pé. O jogo seguiu disputado e, aos 12 minutos, o meia Fabio Fernandes tomou um toco na hora do arremate, próximo a grande área. O próprio Fábio cobrou a infração; a bola deu rebote na barreira e no fuzuê a redonda sobrou limpa para Igor invadir pela esquerda e tocar cruzado para o goleador Miranda, que só teve o trabalho de empurrar pro fundo da malha da gaiola: CA Taboão, 1 a 0.
O time praiano levou perigo com o baixinho Daniel e o centro avante Carlão, porém o atento goleiro Cidão seguiu mostrando sua importância em baixo dos três paus, neutralizando as finalizações.
O CA Taboão teve dois bons momentos para ampliar o resultado. Primeiro com Miranda, que, com um toque sutil, tentou por cobertura, mas o goleiro Adriano não caiu na malandragem e fez ótima defesa. Depois, o volante Jailson, acertou a castimbada e desta vez o guapo Adriano desviou para escanteio.
Matando o freguês na 2ª etapa
O Tricolor da Serra iniciou a 2ª etapa se posicionando mais atrás do que o normal, já que o Jabaquara passou a impor pressão. Ainda, tendo que se preocupar com o Daniel, baixinho atrevido que corre feito uma gazela. Ele sofreu a falta na entrada da área e de posse da bola bateu forte no chão, no canto direito, mas lá estava o guapo Sidão se estirando todo e pondo o perigo para escanteio.
O Jabaquara se expôs aos contragolpes e numa bela infiltração, Miranda deixou a zaga para trás. Invadindo a área, deu azar no quicar da esfera. O chute saiu desajeitado e a redonda ganhou altura encobrindo a trave. O técnico Pedrinho, logo depois, colocou Jéferson no lugar de Jailson e novamente o tricolor serrano passou a ter mais fluência no ataque. Em boa triangulação, Mancini serve Miranda que toca para Fabio Fernandes bater em diagonal e conseqüente defesa do goleiro Adriano. Em outra boa jogada, Tupã arrematou por cima do travessão.
O segundo gol estava maduro. Kanu, jogando de ala, aparece para o apoio e joga com Miranda. Inteligente, o matador avançou pela direita e bateu cruzado. Do outro lado, vinha chegando Jéferson que de bate pronto balançou a malha da gaiola; 2 a 0 CA Taboão.
O domínio passou a ser absoluto e o treinador Pedrinho Rocha fez mais duas alterações. Tirou Tupã e colocou o zagueiro raça pura Rodnei, ainda trocou Fabio Fernandes por Dinho. O placar se manteve nos 2 a 0, mas Kanu e Miranda estiveram próximos de acrescentar outros dois pombos na malha da gaiola.
Eles comentaram:
O técnico Pedrinho Rocha falou: “Dificilmente vamos deixar escapar a classificação. Mais um passinho e estamos conseguindo nosso objetivo. O grupo está de parabéns porque dificilmente a gente vê um grupo tão unido e com tanta força como este aqui”.
O meia Jéferson, autor do segundo gol disse: “Vim de Minas, é o segundo jogo que eu faço com a camisa do CA Taboão. É uma equipe forte, tanto que entra um e sai outro e o nível da equipe continua o mesmo. É um trabalho bem feito. Graças a Deus fui abençoado e é gostoso fazer gols, quem não gosta”.
O goleador Miranda que já fez 6 gols em 6 partidas, contou: “Bem, fiz mais um gol. Mas por falta de capricho deixei de marcar dois ou três gols. O CA Taboão está praticamente classificado com este resultado, mas não está nada definido. Vamos trabalhar essa semana para no domingo que vem buscar os três pontos lá em Campinas”.
O prefeito e torcedor Fernando Fernandes comentou: “Partida difícil, como todos os jogos deste campeonato B/2. Todos os times têm uma pegada muito forte, o volume de jogo durante os 90 minutos é de muita intensidade. E nós jogamos dentro das nossas características. Nosso time, o CA Taboão da Serra não é um time de craques. Nós temos uma equipe veloz, que sabe explorar a velocidade nos contra-ataques. Temos uma defesa bem postada e um excelente goleiro. Essas são as nossas características, e, dentro delas, a gente vem cumprindo o papel e se saindo bem. Eu acredito que agora só um azar muito grande tiraria de Taboão a classificação. Nós podemos começar a trabalhar e pensar na próxima chave. E de preferência, talvez, se classificar em primeiro lugar. Vê se saímos fora do Itararé, que é um time que está bem colocado e fazendo uma ótima campanha”.
Classificação do grupo 8
1º) Taboão da Serra: 8 pontos
2º) Campinas: 4 pontos
3º) Jacareí: 3 pontos
4º) Jabaquara: 3 pontos