Taboão da Serra é a 35ª melhor cidade do Brasil para se viver, diz estudo
Faltando poucos dias para completar 62 anos, Taboão da Serra foi escolhida como a 35ª melhor cidade para se viver, segundo estudo da consultoria Marcoplan, que publicou um estudo com os 100 melhores municípios do Brasil para se morar. O ranking foi divulgado na revista Exame.
O ranking se baseia em notas atribuídas ao Índice de Desafios da Gestão Municipal (IDGM) que é uma análise da evolução recente das 100 maiores cidades brasileiras, que juntas representam metade do PIB brasileiro. No levantamento foram usados 15 indicadores em quatro áreas essenciais para a qualidade de vida da população: educação, saúde, segurança e saneamento e sustentabilidade.
Taboão da Serra é a cidade com a maior densidade populacional do Brasil, com mais de 14 mil habitantes por quilometro quadrado. Os quase 300 mil habitantes do município enfrentam enormes desafios, mas também vivem uma cidade em franco crescimento, que vem gerando empregos e renda, o orçamento municipal deste ano ultrapassa os R$ 870 milhões.
O ranking da Macroplan coloca Taboão da Serra com um IDGM de 0,675. Em comparação, Maringá, eleita a melhor cidade para se viver no Brasil, acumulou um índice de 0,756.
Taboão da Serra se destacou na área de educação, ocupando a 26ª posição no ranking nacional. Já na saúde, o município registrou uma posição bem inferior, ocupando a 61ª posição.
Nas outras duas áreas, segurança e saneamento/sustentabilidade, Taboão da Serra ocupou a 23ª posição e 39ª, respectivamente. A somatória de todos os índices colocou a cidade na 35ª posição do ranking geral.
Pelo levantamento, Taboão da Serra figura à frente de cidades como Guarulhos, Osasco, Rio de Janeiro, Bauru, Porto Alegre, Niterói, Ponta Grossa, Paia Grande e outros grandes municípios.
Clique aqui e veja o ranking completa das 100 melhores cidades para se viver no Brasil