Taboão da Serra é a melhor cidade avaliada em ranking de gestão pública do TCE
Taboão da Serra recebeu o repasse de R$ 2.160.577,12 em ICMS
Matheus Herbert, Gazeta de S. Paulo
O município de Taboão da Serra apresentou as nota mais altas no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) referente ao ano de 2016, em relação aos outros municípios que formam o Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud). Vargem Grande Paulista, em segundo, e Itapecerica da Serra, na terceira colocação, completam o pódio.
O levantamento divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) mede a qualidade dos gastos municipais e avalia as políticas públicas dos gestores em sete dimensões: educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, proteção aos cidadãos e governança em tecnologia da informação.
Embu das Artes ficou em quarto lugar, seguido de Juquitiba, Cotia, Embu-Guaçu e São Loureço da Serra. Cada dimensão foi avaliada com notas em relação à gestão administrativa: A (altamente efetiva), B+ (muito efetiva), B (efetiva), C+ (em fase de adaptação) e C (baixo nível de adequação).
Alguns indicadores avaliados, como por exemplo, educação e saúde, possuem peso maior em relação a outros, como meio ambiente e proteção ao cidadão. No site do TCE (www.tce.sp.gov.br), é possível ver a classificação e a pontuação de cada quesito avaliado. Procurado, o Tribunal não informou quais foram os quesitos de desempate entre dois municípios que atingiram a mesma pontuação.
O presidente do TCE, Sidney Beraldo, lembrou que a crise econômica despertou a cidadania e um maior interesse nos brasileiros em fiscalizar o poder público. Ele também acrescentou que o levantamento é uma ferramenta para que as gestões aprimorem suas políticas públicas.