Taboão da Serra é a primeira cidade a vacinar contra covid-19 na região
A enfermeira Vera Lúcia de Souza, 60 anos, foi a primeira taboanense a receber a vacina; a imunização aconteceu na noite desta terça-feira, dia 19
Enfermeira Vera Lúcia de Souza, 60 anos, foi a primeira taboanense a ser vacinada na cidade no dia 19 de janeiro de 2021
A enfermeira Vera Lúcia de Souza, 60 anos, foi a primeira taboanense a ser vacinada na cidade na noite desta terça-feira, dia 19. Com isso, Taboão da Serra tornou-se a primeira cidade da região a iniciar a vacinação contra o novo coronavírus.
Vera trabalha há 25 anos da rede municipal de Saúde de Taboão da Serra. “Fiquei muito lisonjeada de ser convidada para ser a paciente a tomar a primeira dose da vacina. Completei 60 anos no domingo. Foi um presente de Deus. Quem não queria está sendo o primeiro a ser o primeiro a ser vacinado? Estou muito contente, e estou contente também por [a vacina] ter chegado ao nosso município. E com isso vamos vacinar todos os nossos munícipes”, declarou emocionada a enfermeira.
O prefeito Aprígio (Podemos) acompanhou a chegada das 4.360 doses da vacina ao município e a primeira taboanense a ser imunizada na cidade. “É um momento muito interessante, muito importante, porque a gente vive preocupado com isso há muito tempo”, disse.
Aprígio destacou a eficiência do Comitê de Saúde ao elaborar o Plano Municipal de Imunização. O município foi o primeiro da Grande São Paulo a apresentar um cronograma ao Governo do Estado.
“Começamos bem adiantados a passar os pedidos da vacina ao Governo do Estado. Praticamente somos a primeira cidade a vacinar na Grande São Paulo. O [governador] ouviu nosso pedido, atendeu a tempo. Estava previsto o início da vacinação para o dia 25, e hoje, dia 19 nós já vacinamos a primeira paciente”, falou.
Semanalmente Taboão da Serra receberá doses da vacina e a previsão do governo é que a partir de 8 de fevereiro, todas as unidades de saúde estejam iniciando a vacinação “em massa”.
“Dia 8 de fevereiro vai começar pra valer, se Deus quiser, a vacinação em massa para toda a população de Taboão da Serra. É realmente um momento de muita alegria”, frisou Aprígio.
O secretário de Saúde, José Alberto Tarifa, esclareceu que as primeiras doses serão para vacinar todos os funcionários da saúde, da rede pública e privada, trabalhadores de clínicas, consultórios e hospitais.
“A gente vai vacinar todos os funcionários de saúde, não só estatutário da prefeitura de Taboão, inclusive, privados. O número deve chegar a mais de 10 mil. Essas vacinas vão chegar semanalmente pra gente. E a gente vai ter a capacidade e a possibilidade de vacinar todos”, informou Tarifa.
Tarifa esclareceu que as 4.360 doses são referentes a “primeira dose [da vacina], vamos receber 90 mil doses para aplicar como primeira dose, e depois, em março a gente começa aplicar a segunda dose, que vem mais 90 mil, mas elas virão fracionadas”.
Taboão da Serra irá seguir o calendário vacinal, o município solicitou nessa primeira etapa 180 mil doses da vacina, sendo 90 mil para a primeira dose e 90 mil para a segunda.
“Temos que seguir o calendário vacinal do Estado, até porque todos os testes e pesquisas foram feitos aplicando-se a primeira dose e após 21 dias aplicando-se a 2ª dose. Então a gente vai ter a quantidade de vacinas suficientes para atender toda população, mas vamos ter eu ter um pouquinho de paciência. Se vacinarmos todos agora e não tivermos capacidade para produzirmos a segunda dose, vai ser uma quantidade perdida”, esclareceu Tarifa.