Taboão da Serra e cidades da região adiam aplicação da dose de reforço contra a covid-19 após impasse sobre marca da vacina até dia 15
A aplicação da dose de reforço da vacina contra a covid-19 ficará suspensa até 15 de setembro em Taboão da Serra, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Cotia e Vargem Grande Paulista.
O anúncio foi feito pela Prefeitura de Taboão da Serra nesta quarta-feira, dia 8. De acordo com a nota oficial, essa foi uma decisão “em conjunto com o colegiado” dos oito municípios da região Sudoeste.
Ainda de acordo com a nota, o motivo da suspensão é devido ao “impasse entre o Ministério da Saúde e o Governo do Estado de São Paulo sobre qual imunizante” aplicar na dose de reforço e o grupo a ser vacinado.
O governo federal recomenda que o reforço seja feito, preferencialmente, com uma dose da Pfizer, enquanto o governo do estado orientou que a dose a ser utilizada no reforço deve ser a Coronavac, informa a nota.
Sobre o público, o Ministério da Saúde recomendou a dose de reforço para pessoas com mais de 70 anos e imunossuprimidos. O Estado em maiores de 60 anos e imunossuprimidos a partir dos 18 anos.
Confira a nota oficial da Prefeitura de Taboão da Serra
A Prefeitura de Taboão da Serra, em conjunto com o colegiado de municípios (Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Embu Guaçu, Cotia e Vargem Grande Paulista) definiu que a aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 ficará suspensa até o dia 15 de setembro, data em que está prevista a entrega de mais doses do imunizante da Pfizer por parte do Ministério da Saúde.
Caso os imunizantes não sejam entregues até a o dia 15/09, a Secretaria Municipal de Saúde seguirá a orientação do Governo Estadual e fará a aplicação das doses de reforço com o imunizante Coronavac.
A decisão de não realizar neste momento a aplicação da terceira dose ou dose de reforço foi tomada após impasse entre o Ministério da Saúde e o Governo do Estado de São Paulo sobre qual imunizante pode ser utilizado.
A vacinação dos demais públicos (adolescentes com mais de 12 anos e segunda dose do público em geral e dos profissionais de educação de 18 a 44 anos) segue normalmente em Taboão da Serra.