Taboão da Serra é destaque em ranking de desenvolvimento
Por Matheus Herbert, Gazeta de S. Paulo
Foto: Ricardo Vaz
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo divulgou na última semana os dados do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), referentes à Região Metropolitana de São Paulo. De acordo com a pesquisa que mede a qualidade de vida nas cidades de todo o Estado, no item escolaridade, observou-se melhora em 33 das 39 cidades da região, com destaque para Embu das Artes, Taboão da Serra, Arujá, Diadema, Franco da Rocha, Guararema e Juquitiba.
Ainda de acordo com o levantamento, a região também obteve bons resultados nos índices que medem a longevidade, que trazem dados relativos à expectativa de vida e queda da mortalidade infantil.
“O índice auxilia os gestores a investirem nos lugares certos. É importante verificar as deficiências que a cidade possui e o que ela mais precisa. Quando eu cheguei aqui, achava que deveria investir tudo na Educação, mas vi que a área de Saúde do nosso Estado está extremamente doente”, ressaltou a deputada Clélia Gomes (PHS).
Para o presidente da Assembleia, deputado Cauê Macris (PSDB), os resultados do IPRS são como uma bússola para que os gestores municipais tenham instrumentos para qualificar o gasto público. “O objetivo da Assembleia é oferecer para os gestores de todo o Estado este guia, para que eles possam investir no que realmente a população precisa”.
IPRS
O IPRS monitora a evolução das condições de vida da população dos municípios.
As informações são fornecidas a cada dois anos aos gestores públicos e podem ser utilizadas para nortear a implementação de políticas públicas em áreas mais vulneráveis.
O indicador nasceu por demanda da Assembleia Legislativa de São Paulo e é elaborado pela Fundação Seade.