Taboão da Serra e Itapecerica cancelam tradicional procissão de Corpus Christi com tapetes nas ruas
Tradicional celebração da Igreja Católica não pode ser realizada por conta da pandemia. Haverá missas em vários horários durante todo o dia nas duas cidades
Procissão de Corpus Christi em Taboão da Serra em 2019
A tradicional procissão de Corpus Christi de Taboão da Serra e Itapecerica da Serra pelas ruas enfeitadas com tapetes ornamentais não irá ocorrer nesta quinta-feira, dia 3. O evento foi cancelado por conta da pandemia do novo coronavírus.
Taboão da Serra
Pela segunda vez em mais de 2o anos, Taboão da Serra não confeccionará os tapetes de serragem no feriado de Corpus Christi.
O advogado e ex-vereador Alexandre Depieri falou com a reportagem do Portal O Taboanense sobre a comemoração deste ano. “A festa de não vai ocorrer nos moldes tradicionais com os tapetes ornamentais e nem com a procissão. Haverá simplesmente as missas dentro dos horários já pré-estabelecidos para que templos religiosos funcionem. Será assim em todas as igrejas católicas do município”, explicou.
No Santuário Santa Terezinha haverá cinco missas nesta quinta-feira, com a primeira começando às 7h, 12h, 15h, 18h e a última às 20h.
Itapecerica da Serra
Em Itapecerica da Serra, a tradição dos tapetes acontece desde a década de 50, mas devido a pandemia, nesta quinta-feira os fieis terão uma celebração diferente no Corpus Christi devido pandemia.
O município antecipou o feriado, então será dia normal de trabalho e não haverá tapete. A Paróquia Maria Mãe dos Caminhantes vai celebrar uma missa às 9h transmitida pelo facebook.
O Santuário Nossa Senhora dos Prazeres vai promover um “tapete solidário”, recebendo doações de alimentos, das 8h às 15h, nesta quinta-feira, dia 3.
Também haverá celebração de cinco missas durante o dia: 8h, 10h, 12h, 17h e 19h.
História
A celebração de Corpus Christi (Corpo de Cristo) surgiu no período da Idade Média. Desde então, são realizados, além da confecção dos tradicionais tapetes ornamentais, a missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.
Quarenta dias depois do Domingo de Páscoa é a quinta-feira da Ascensão do Senhor. Dez dias após, o Domingo de Pentecostes. O domingo seguinte é o da Santíssima Trindade, e, na quinta-feira, é a celebração do Corpus Christi. É uma das mais tradicionais festas do Brasil, além de ser comemorado no país desde a chegada dos portugueses.