Taboão da Serra é o 31º município do Estado que mais vacinou contra a covid-19
Cidade já aplicou 25.105 doses e está em primeiro lugar no ranking das cidades do Conisud
Vacinação contra a Covid-19 de idosos maiores de 67 anos de Taboão da Serra começa na quarta-feira, 14/04
Vera Sampaio
A Prefeitura de Taboão da Serra está se destacando na vacinação contra a COVID-19. O município é o 31º entre as 645 cidades do Estado de São Paulo que mais aplicou doses do imunizante. Desde o início da campanha, em 19/01, até essa segunda-feira, 22/03, a Secretaria de Saúde já aplicou 25.105 vacinas, sendo 19.134 pessoas que receberam a primeira dose e 5.971 moradores contemplados com a segunda dose. Além disso, a cidade está em primeiro lugar no ranking de vacinação entre os municípios do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud).
De acordo com o prefeito Aprígio, estar entre os municípios líderes foi possível devido à atuação do Comitê de Enfrentamento à COVID-19. “A atuação do nosso Comitê de Combate à COVID-19 foi essencial para estarmos entre os 35 municípios do estado que mais vacinaram contra a COVID. O Comitê criou o Plano de Ações que foi aprovado com louvor pelo Governo Estadual, inclusive fomos a primeira cidade da região a receber doses e aplicar vacinas”, afirmou Aprígio.
Segundo o secretário de Saúde, José Alberto Tarifa, a aprovação do Plano de Ações de Imunização contra COVID-19 está garantindo o recebimento de vacinas para o município. “Nosso Plano Ações foi desenvolvido pensando em nossos moradores e na nossa cidade. Como o plano foi bem detalhado e aprovado com louvor estamos recebendo vacinas em quantidade suficiente para vacinar os grupos propostos”, destacou. “Por isso, estamos anunciando as faixas etárias sempre que recebemos as doses em quantidade suficiente para cada público”, finalizou Tarifa.
Na sexta-feira, 19/03, a Secretaria de Saúde antecipou a vacinação de maiores de 72 anos. O idoso com 72 anos ou mais que ainda não recebeu a primeira dose do imunizante deve comparecer a uma das 12 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. É preciso apresentar documento de identidade com foto, comprovante de endereço e Cartão do SUS. Para agilizar o atendimento é possível fazer um pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br.
Transporte Gratuito para idosos da região do Clementino
Os idosos que moram da região da UBS Clementino, onde está em funcionamento o Pronto Atendimento da COVID-19, contam com transporte gratuito para vacinação. É possível utilizar as vans gratuitas do Sistema Leva e Traz da prefeitura para ir até outras UBSs e receber a vacina. As vans saem a cada 30 minutos, de segunda a sexta-feira, da EMI Pica-Pau Amarelo.