Taboão da Serra e região: Cartórios eleitorais adotam horário especial de funcionamento até 31 de janeiro
Os cartórios eleitorais em todo estado estarão abertos para atendimento ao público em janeiro, das 13h às 17h
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
Durante o mês de janeiro os cartórios eleitorais de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Embu-Guaçu, Cotia e Osasco estarão abertos das 13h às 17h para atendimento ao público, para alistamento, transferência e regularização da situação eleitoral.
Todos os serviços da Justiça Eleitoral estão disponíveis no Autoatendimento. No entanto, quem precisar de atendimento presencial nos cartórios eleitorais precisa agendar um horário no site do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo).
Jovens eleitores podem aproveitar o mês de férias para a emissão do título eleitoral. É possível solicitar o título a partir dos 15 anos, porém, só pode votar, de forma facultativa, ao completar 16 anos até o dia da eleição.
Segundo o TRE-SP, desde a reabertura do cadastro eleitoral, em 5 de novembro passado, até o início deste mês, foram registrados em todo o estado de São Paulo mais de 180 mil atendimentos a eleitores, sendo 66 mil alistamentos, que é a emissão do título eleitoral pela primeira vez. Cerca de 12 mil desses documentos corresponderam a solicitações feitas por jovens de 15 a 17 anos, 18% do total.
O TRE-SP orienta o comparecimento presencial a uma unidade cartorária para a emissão do título devido à necessidade de coleta biométrica. O procedimento inclui a captura das digitais, utilizadas pelo eleitor para liberar a urna eletrônica no dia da votação. Antes de buscar um cartório, é necessário fazer um prévio agendamento para escolher data e horário para atendimento presencial.
No momento do comparecimento ao cartório, é preciso apresentar um documento de identificação, como o RG, a carteira de trabalho ou o passaporte, e um comprovante de residência recente em nome do solicitante ou de seus pais. São aceitos, entre outros, contas de luz, água ou telefone. Concluído o procedimento com sucesso, o título impresso poderá ser entregue ao solicitante. Posteriormente, o documento também pode ser baixado pelo aplicativo e-Título.
Segundo a Constituição Federal, o alistamento eleitoral é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos. Ao completar 18 anos, se não tiver o título, a pessoa pode ter problemas para emitir outros documentos, como passaporte e CPF, e até mesmo para se matricular em instituições de ensino.