Taboão da Serra: Engenheiro Daniel diz que Segurança Pública é prioridade em seu governo

Bliz da Polícia Civil na divisa entre Taboão da Serra e São Paulo
Do Jornal O Cidadão
O prefeito de Taboão da Serra, Engenheiro Daniel, disse nessa semana em entrevista para a imprensa regional que a Segurança Pública é a sua prioridade de governo. Além de saúde e educação, Daniel destacou que a população necessita de atenção especial na questão do combate a criminalidade.
Nesses primeiros três meses de governo os números mostram que a Polícia Municipal (antiga GCM) vem aumentando a produtividade com mudanças simples, como por exemplo, o remanejamento de policiais que estavam em outras funções para o policiamento efetivo.
Além disso, a gestão do prefeito Engenheiro Daniel aumentou a valorização nos salários com o pagamento de horas extras, o que fez com que muitos policias deixassem de fazer bicos e passando a ficar mais horas no patrulhamento da cidade, aumentando em 70% o efetivo nas ruas de Taboão da Serra.
Essas ações refletiram no número de ocorrências atendidas. De janeiro a março só a Polícia Municipal realizou 52 flagrantes realizados, 60 pessoas presas, 50 veículos recuperados, 12 armas de fogo apreendidas, em um total de 311 ocorrências atendidas, sendo 106 apresentadas a Polícia Judiciária.

Engenheiro Daniel disse que a população pode ter certeza que a segurança irá aumentar a cada dia com a aquisição de novas viaturas e armas, além do aumento do efetivo. “É sim nossa prioridade, vamos realizar concursos, melhorar nossas câmeras de vigilância, e realizar operações de combate a roubos aqui em Taboão da Serra”, disse o prefeito.
Segundo o secretário de segurança pública, Luis Ledenis Peniche, o prefeito autorizou a compra de 169 armas de fogo calibre .40 da marca Glock, considerada a melhor arma do mundo, além de fardas e estudos para compras de veículos grande e mais potente. “Vamos reforçar a segurança e com o uso de inteligência estaremos mais preparados para o combate ao crime”.
A valorização dos policiais municipais também é uma promessa da atual gestão. Um estudo técnico com a reformulação do plano de carreira esperada há mais de oito anos hoje vem sendo realizado por especialistas. “Temos que valorizar nossos policiais que colocam a vida em risco para proteger nossas famílias”, lembrou a vice-prefeita Érica Franquini.
Inteligência contra o crime
Nos próximos meses outra novidade será a implantação de totens de monitoramento inteligente, com câmeras de vigilância, sirene e comunicação direta com a central de atendimento da Polícia Municipal.
Ainda falando de novos equipamentos, Taboão da Serra passou a ter o sistema Muralha Paulista em convênio com o Governo do Estado de São Paulo e renovado acordo de cooperação com o Governo Federal e a Polícia Federal.
A implantação de um estudo estratégico em parceria com a Polícia Civil e a Polícia Militar aponta os locais com maior número de crimes, ajudando no reforço policial nas imediações, embasando o deslocamento de equipes para pontos de mancha criminal.