Taboão da Serra: Engenheiro Daniel pretende desligar semáforos da av. Aprígio Bezerra da Silva em março
Engenheiro Daniel, prefeito de Taboão da Serra, explica sobre a retirada dos semáforos na avenida Aprígio Bezerra da Silva
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade região
Durante a entrega de 20 novos ônibus para o transporte público de Taboão da Serra, o prefeito Engenheiro Daniel concedeu uma entrevista coletiva no final do evento e falou sobre mobilidade urbana e os semáforos da avenida Aprígio Bezerra da Silva, antiga Régis Bittencourt.
Os atuais cruzamentos, criados pela gestão anterior, serão fechados para um estudo e discussão com a população de Taboão da Serra. Apenas dois serão mantidos, o do Shopping Taboão e a ligação do São Judas, já na divisa com Embu das Artes. Os semáforos serão desligados na segunda quinzena de março para entender como o trânsito irá fluir com essas mudanças.
Daniel lembrou que a municipalização da Régis Bittencourt foi uma das maiores discussões dos últimos meses em Taboão da Serra e dominou as campanhas eleitorais. “Nós assumimos com alguns compromissos e agora a gente quer colocar em prática. O que nós assumimos? Que a primeira coisa que nós faremos é um estudo e apresentaremos um novo modelo de projeto para a população. Vamos discutir com a população”, disse na coletiva.
O prefeito questionou se a grande quantidade de semáforos e cruzamentos, sete no total, são realmente necessários. “A gente está criando alguns estudos para que possamos ir, no máximo em dois meses, fazer o primeiro teste na cidade. Lembrando que será um teste. Qual que é a minha ideia hoje? Manter apenas dois semáforos na Régis Bittencourt, manter o do Shopping Taboão e o último do São Judas, que fica ali próximo ao cemitério [Valle dos Reis]”.
A intenção logo no início dos estudos não é retirar os demais faróis, apenas desligar e colocar no período de teste. “Ficou bom, a população aprovou, os profissionais do transporte público aprovaram, Uber, táxi, motorista de ônibus? Se melhorou para todo mundo, bacana, vamos seguir. Caso contrário, a gente faz novos estudos e vai apresentando a população até a gente chegar ao ideal dentro da nossa realidade. Porém, o meu maior sonho ainda é devolver a Régis Bittencourt [para o Governo Federal]”.
Segundo Daniel, a questão não é política ou de critica a gestão de Aprígio, mas sim o custo do município manter a avenida em condições perfeitas para a circulação de veículos. “Hoje a cidade não tem condição de absorver esse custo. Falo isso com conhecimento de causa, principalmente agora que a gente está tendo acesso às contas públicas. A gente está pegando uma cidade com um déficit muito grande, que isso também não é só Taboão da Serra, gente. Isso aí, 90% das cidades estão sendo entregue assim”.
Devolução da rodovia
O trecho da rodovia Régis Bittencourt que corta Taboão da Serra, cerca de 6,5 quilômetros, foi municipalizado em fevereiro do ano passado pelo Governo Federal e era administrado pela concessionária Arteris. O governo anterior realizou diversas obras interligando as duas extremidades da cidade para facilitar a mobilidade, mas causou grande transtorno com congestionamentos devido aos semáforos instalados.
“Toda vez que a gente cria uma despesa, sem ter uma nova arrecadação de receita, infelizmente fica complicado. Então, o meu sonho ainda é devolver a Régis Bittencourt. Tem alguns políticos que prometeram ajudar. Isso, e eu já estou em cima, estou pegando no pé de cada um deles. Mas é muito difícil. Eu acho que é um caso que só resolve com boa vontade política. Se tiver boa vontade política, a gente devolve”, disse Daniel.
Daniel prometeu discutir o assunto com a Câmara Municipal e a realização de audiências públicas. “Sem chamamento popular, nós não vamos colocar nada em prática. A gente não vai fazer nada sem ouvir a opinião popular”.
A intenção do novo governo é manter pelo menos quatro passagens, duas recém criadas, a do Shopping Taboão e do São Judas, além do viaduto do Parque Pinheiros e o cruzamento da praça Nicola Vivilechio, no centro de Taboão da Serra.
“Vamos ver como que vai comportar a Régis Bittencourt. Deu certo, a gente vai e coloca em operação. E se não deu certo, a gente faz a remoção do que tem que ser feito. Então, a Avenida Aprígio Bezerra da Silva, ela vai ter quatro retornos. A do São Judas, Parque Pinheiros, Shopping Taboão e Centro do Taboão. Acredito que seja suficiente, mas não sou o dono da razão. A gente vai levar para a população para discutir”.