Taboão da Serra está entre as três cidades que mais reduziram perdas na distribuição de água no Brasil
- Acompanhe as redes sociais do Portal O Taboanense e fique sempre ligado em tudo o que acontece de importante em Taboão da Serra e região. Siga-nos no Facebook, Instagram, Twitter e no Youtube
A Sabesp e a prefeitura de Taboão da Serra receberam no último dia 9 o prêmio “Melhores Evoluções em Perdas de Água”, em pesquisa organizada pelo Instituto Trata Brasil, referência no setor de saneamento do país como uma das principais fontes para os mais diversos públicos.
Taboão da Serra ficou entre as três cidades do Brasil que mais conseguiram reduzir a perda de água potável durante a distribuição, indo de 35,9%, em 2012, para 17,4%, em 2021. O índice está alinhado com os padrões de excelência (inferiores a 25%), conforme a meta estabelecida para o ano de 2034 pela legislação. Petrópolis (RJ) e São José dos Pinhais (PR) também foram contemplados nesta mesma categoria.
Essa foi a 7ª edição do Prêmio ‘Casos de Sucesso & ESG’ promovido pelo Instituto Trata Brasil, referência no setor de saneamento do país. O evento, organizado em parceria com o Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), tem como intuito prestigiar municípios e concessionárias que são destaques positivos na promoção do saneamento brasileiro.
O prefeito de Taboão da Serra, Aprígio, disse que o prêmio é o reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade em parceria com a Sabesp. “É com grande satisfação que compartilho com vocês uma ótima notícia: Pelo segundo ano consecutivo, Taboão da Serra recebeu o prêmio na categoria ‘Melhores Evoluções de Perdas de Água’, concedido pelo prestigiado instituto Trata Brasil”.
Aprígio afirmou que o evento onde Taboão da Serra recebeu o prêmio foi “um momento de troca de ideias e experiências sobre o futuro do saneamento no Brasil. Vamos continuar trabalhando por avanços sustentáveis, sempre em busca de melhores condições para nossa cidade, nosso meio ambiente e nossa população”.
Taboão da Serra está entre as três cidades que mais reduziram perdas na distribuição de água pic.twitter.com/vuv0bh0BpN
— Portal O Taboanense (@otaboanense_) August 16, 2023
Já a superintendente da Unidade Metropolitana Oeste da Sabesp, Eliana Ramos Ruffo, lembrou dos investimentos realizados pela empresa. “Pesquisas de vazamentos não visíveis são ações proativas que colaboram com a diminuição dos índices de perdas. Regularizações em núcleos de baixa renda, que são fundamentais para levar qualidade de vida à população local, também ampliam o desempenho do sistema e combatem o desperdício em vazamentos”, disse Eliana.
A Sabesp realiza, desde 2009, o Programa Corporativo de Redução de Perdas, que atua na substituição de redes e troca de ramais e hidrômetros, na inspeção das tubulações para identificar vazamentos e fraudes e no aumento da eficiência operacional do sistema. A Companhia tem investido, em média, R$ 1 bilhão no programa por ano nos 375 municípios atendidos, entre eles Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra.
Estiveram presentes no evento os secretários Ricardo Rezende (Obras), Valdemar Aprígio (Manutenção), Arnoldo Landiva (Comunicação) e Ruth Ferreira, subsecretária do Meio Ambiente, além de Eliana Ruffo, superintendente regional da Sabesp.
Prêmio
Para prestigiar os casos de sucesso em todo país, foram definidas quatro diferentes categorias pelo instituto Trata Brasil: ‘Melhores Evoluções em Tratamento de Esgoto; ‘Melhores Evoluções em Perdas de Água’; ‘Melhores evoluções no Ranking do Saneamento’; e ‘Melhores Casos ESG’, premiando as concessionárias que mais se destacaram em ações consoantes aos pilares ESG (ambiental, social e governança, do inglês environmental, social and governance).
Entre as cidades escolhidas pela evolução apresentada nos últimos anos em saneamento, estão: Mauá (SP), Cuiabá (MT), Aparecida de Goiânia (GO), São José do Rio Preto (SP), Niterói (RJ), Sorocaba (SP), Taboão da Serra (SP) e São José dos Pinhais (PR). Em relação aos premiados na categoria ESG, estão as concessionárias Sabesp, Aegea e Iguá.
Para Luana Pretto, Presidente Executiva do Instituto Trata Brasil, a premiação é uma oportunidade de prestigiar o empenho promovido na busca pela universalização do saneamento, além de fomentar que outros municípios busquem soluções e estratégias para alcançar as metas estabelecidas pela Lei 14.026/2020, o ‘Novo Marco Legal do Saneamento’, que estipula que, até 2033, 99% da população brasileira tenha acesso à água tratada e 90% à coleta e tratamento de esgoto.
“Estamos muito felizes em promover a 7ª edição do Prêmio ‘Casos de Sucesso & ESG’. Apesar dos grandes desafios que ainda temos no caminho, é importante celebrarmos os avanços já feitos. Sabemos que o saneamento básico muda vidas para melhor e que, para alcançarmos a sua universalização, precisaremos de um esforço coletivo, envolvendo a sociedade civil, agentes públicos, privados e o terceiro setor”, finaliza a executiva.