Taboão da Serra está há mais de 60 dias sem registrar morte por covid, informa secretaria da Saúde

Taboão da Serra está há mais de 69 dias sem registrar mortes por covid-19 entre moradores do município, até esta quinta-feira, dia 4. Conforme apurado pelo Portal O Taboanense, o último óbito na cidade aconteceu em 26 de agosto.
De acordo com o secretário de Saúde, José Alberto Tarifa, até a tarde desta quinta, 95% da população vacinável de Taboão da Serra já havia sido imunizada com a 1ª dose e 70% com a segunda ou a dose única das vacinas contra o coronavírus. Esse público mais de 12 anos é estimado em 235.384 taboanenses.
Para o secretário, o avanço da vacinação é o responsável por esse índice, e com a queda no número de infectados a chance de morte também diminui. “O último registro de morte é do dia 26 de agosto, ou seja, no município estamos a 69 dias sem registro de óbitos. Hoje, Taboão da Serra está com mais de 90% da população acima de 12 anos com a primeira dose da vacina e mais de 70% está totalmente imunizada… como o número de infectados é pequeno, a chance de morte é menor”, disse Tarifa.
A cidade soma até o momento 16.599 casos da doença e o número total de mortes é de 902, aponta o boletim epidemiológico divulgado nesta quinta. Taboão da Serra tem 9 pessoas sendo monitoradas pela secretaria de Saúde e nenhuma pessoa internada em decorrência da covid.
“Mesmo com a queda da contaminação a gente manteve os serviços funcionando. Os pacientes que chegam com covid estão tendo assistência adequada. Não desativamos o serviço [na UPA Akira Tada, unidade de referência para a covid] e todos os pacientes que chegam estamos conseguindo curar”, comentou Tarifa.
As duas mortes divulgadas no último boletim não aconteceram nas últimas 24h, faleceram nos dias 26 e 27 de agosto. Mas só foram incluídos no sistema nesta quinta-feira.
Perfil dos óbitos
Homem, 66 anos, sem comorbidades, morreu no Hospital Municipal Antonio Giglio – óbito em 26/06/2021
Mulher, 74 anos, hipertensa, morreu no Hospital das Clínicas – óbito em 27/06/2021