Taboão da Serra evolui no índice nacional de capacidade de pagamento, afirma secretário
Taboão da Serra melhorou a Capacidade de Pagamento (Capag), indicador da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) para avaliar a situação fiscal dos estados e municípios. Agora, houve um avanço para a nota B na classificação. Antes, o município não tinha capacidade de contrair financiamentos ou empréstimos.
“Quando nós chegamos tínhamos nota C, que não é uma nota boa porque tínhamos dívidas que oneravam o nosso orçamento e obrigações que não tinham sido cumpridas. Não tínhamos certidão negativa de débito por conta de que não havia sido feito um acordo de parcelamento da dívida previdenciária”, explica Antônio Rodrigues, secretário municipal da Fazenda.
De acordo com o secretário, a decisão mostra o resultado do trabalho feito pela atual administração. “Tivemos que trabalhar de janeiro até março para poder criar condições de fazer o parcelamento dessa dívida e começar a pagar e melhorar o nosso score, a nossa capacidade de pagamento”, disse.
O intuito da Capag é apresentar, de forma simples e transparente, se um novo endividamento representa risco de crédito para o Tesouro Nacional.
“Hoje nós temos nota B, que quer dizer que o prefeito Aprígio está analisando as ofertas de linha de financiamento que existem, público e privado, para ver o que vai ser necessário se endividar novamente para poder realizar alguns projetos”.
Rodrigues explicou que sem um financiamento será difícil construir a nova sede da Prefeitura. “Por exemplo é muito difícil a gente conseguir fazer uma nova sede administrativa com recurso próprio, então, talvez, depende da decisão do prefeito, a gente busque financiamento no banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e até outros órgãos financeiros internacionais tem linhas de financiamento para isso. Hoje com a nota que a gente tem, nós poderíamos ter um financiamento desse tipo”, concluiu o secretário.