Taboão da Serra ganhará mais três magazines até o final de agosto
O prédio das Casas Bahia, na rua do Tesouro: inauguração dia 5
Até meados dos anos 90, Taboão da Serra sofria com a falta de opções para compras na cidade. Os moradores tinham duas opções: ou se contentavam com as lojas de bairro ou iam até Pinheiros, o local mais próximo onde as grandes lojas se instalaram e impulsionaram a economia do bairro.
A cidade tinha um único magazine, o Jumbo Eletro, inaugurado na década de 70 e que depois passaria a se chamar simplesmente Eletro. A loja foi instalada ao lado do Minibox, no Largo do Taboão. Hoje, no local, foi construído o Hipermercado Extra, ambos da mesma rede.
A expansão promovida pelas grandes lojas de móveis e eletrodomésticos, principalmente as de apelo popular, fizeram com que Taboão se tornasse um dos principais alvos do crescimento das redes dos chamados magazines. Em 2001, com a inauguração do Shopping, ficou cada vez mais evidente que era um bom negócio investir na cidade.
Taboão ocupa uma posição privilegiada na economia do Estado, tem a 21ª posição no ranking das cidades que mais arrecadam. A densidade demográfica, ou seja, a quantidade de moradores (e clientes, para as lojas) dividida pela área territorial é um dos 10 maiores do Brasil: 10.800 pessoas por quilometro quadrados.
E é no embalo desse boom de crescimento que Taboão irá ganhar mais três magazines até o final de agosto, se tudo correr como desejam as lojas. As Casas Bahia inauguram no próximo dia cinco de julho, na rua do Tesouro, sua terceira filial na cidade. As Lojas Cem estava prevendo a sua inauguração, em frente ao Extra, no dia 16, mas a data já foi adiada. E em agosto a Marabraz irá abrir sua segunda loja no município, mais precisamente na Estrada Kizaemon Takeuti.
A reportagem do Portal O Taboanense pode verificar que as instalações das Casas Bahia estão praticamente prontas, inclusive móveis e eletrodomésticos já estão no local. O gerente da loja, que não quis se identificar, afirmou que não poderia dar nenhuma entrevista e nem revelar nenhum dado sobre a filial taboanense.
Mesmo sem nenhuma informação oficial, a reportagem apurou que na terça-feira da semana que vem, dia cinco de julho, o magazine será inaugurado. Apesar do tamanho gigantesco, apenas oito vagas para veículos estarão disponíveis na frente da loja. Nas Casas Bahia do centro do Taboão irão trabalhar cerca de 100 funcionários, muitos serão remanejados de outras filiais.
As Lojas Cem é a que mais vem investindo em sua primeira loja em Taboão. Com filiais em Itapecerica da Serra e no Embu, a rede chega na cidade com uma mega loja de 1200 metros quadrados. No local serão vendidos eletrodomésticos e móveis divididos em dois pisos.
Há cerca de quinze dias, a loja abriu inscrições para 40 vagas. Mais de três mil pessoas se inscreveram e os selecionados já estão em fase de treinamento. Apesar do tamanho, a loja conta apenas com 16 vagas no estacionamento.
A loja Marabraz, que já está com o prédio pronto na Avenida Kizaemon Takeuti, ainda não tem previsão para inaugurar a sua segunda filial na cidade.
Segundo o secretário do desenvolvimento econômico, Edgar Damiani, a chegada dessas lojas para Taboão da Serra são interessantes porque abrem centenas de vagas diretas e aumentam a arrecadação do município. “Para a nossa cidade, empresas como essas, ajudam a trazer progresso e gerar mais empregos, sem dúvida esperamos que novos magazines venham se instalar aqui”, afirmou.