Taboão da Serra ganhou primeira Agência Satélite dos Correios no Pirajuçara em 1991
Unidade do Correios no Pirajuçara, que foi inaugurada em 1991
Olá amigos, nesta semana vamos relembrar mais uma matéria do nosso acervo histórico. Nessa coluna, abordamos uma matéria publicada originalmente na edição nº 425 do Jornal O Cidadão, publicada em outubro de 1991. Entre os destaques da semana, a inauguração da Agência Satélite do Correios no Pirajuçara.
A matéria de capa do Jornal O Cidadão mostrou que os Correios buscavam ampliar sua atuação na Região Oeste de São Paulo. Além da unidade no Pirajuçara, a empresa havia começado sua expansão e abriu uma agência no Rio Pequeno, na capital.
“A nova agência compartilha uma área de sessenta e quatro metros quadrados na Estrada Kizaemon Takeuti, no Jd. Pirajuçara. Com a empresa Still Shopping Confecções e Papelaria, que ofereceu três guichês para atendimento a população”, escreveu o jornal na época.
As agências satélites foram implantadas pelo sistema de franchising, através da qual os Correios participam com a transferência de “Know How” e o pagamento de uma comissão de dez por cento no volume das vendas de produtos e serviços postais.
A nova unidade passou a exercer todos os serviços básicos de uma agência do Correio, como venda de selo, envelopes e caixas de encomenda, além de Sedex, formulários de telegramas pré-taxados e envelopes pré-franqueados, além de receber postagens de cartas nacionais e internacionais, impressos e encomendas normais.
Na época, os Correios só tinham uma agência central em Taboão da Serra, e todos os moradores da cidade precisavam ir até Vila Santa Luzia para qualquer tipo de serviços relacionados ao Correios.