Taboão da Serra: goleiras da Liga Feminina de Futsal dividem as quadras com a maternidade
Flaviani e Cinthia contam com a ajuda da família e dos amigos para encarar a dupla jornada

Foi nas quadras do interior do Paraná, ainda criança, que Flaviani Nascimento acompanhava a mãe jogar futsal. O que ela não imaginava é que anos mais tarde realizaria o sonho da mãe ao se tornar uma atleta profissional e conquistar títulos importantes na modalidade. Hoje, Flavi, como é conhecida no futsal, além de filha de sucesso é também uma mãe vitoriosa e referência para a pequena Zoe, de apenas 6 meses de vida.
Aos 28 anos, a goleira do Taboão da Serra, está de volta à rotina de treinos após o nascimento da filha, em novembro do ano passado. “Não vou mentir, tem sido desafiador. São muitas mudanças no corpo, mas tudo é processo né. Estamos nos adaptando com a Zoe também, por enquanto estou treinando um período por dia.”
Flavi recebe o apoio das colegas de time e da comissão técnica nessa nova rotina. Para Gabriela Machado, companheira de equipe, tem sido um desafio gratificante. “A Flavi continua sendo a mesma atleta de sempre. Muitas atletas têm a vontade de ser mãe, mas tem medo de como vai ser, e hoje ela nos mostra que sim, é possível, tudo é questão de querer fazer dar certo, e o apoio de toda a equipe tem feito a diferença. A Zoe tem sido nossa alegria. Voltar dos treinos e ser recebida com um sorriso dela deixa tudo mais leve.”
Conciliar a profissão de atleta e a maternidade é ainda um desafio muito grande para as mulheres. Muitas optam pela maternidade somente após deixar o esporte, tendo que muitas vezes se aposentar antes do previsto. Cinthia Santos, de 21 anos, goleira do Confiança/APCEF, quase desistiu do esporte. O paredão de Aracaju conta com a ajuda da mãe para continuar defendendo as cores do Confiança e cuidar do pequeno Carlos Daniel, de 4 anos.
“Vida de mãe jovem, atleta e solteira é triplamente complicada. No período de viagens então, é mais difícil ainda. Mas Deus me dá forças todos os dias”. Para as atletas que sonham em ter filhos, Cinthia deixa um recado.
“Maternidade é algo sério. Terá que abrir mão de muitas coisas. Mas também terá um fruto maravilhoso entregue por Deus”.
Apaixonada pelo esporte, a goleira do Taboão/Magnus está muito animada em voltar a jogar. E a mãe Flavi já tem na ponta da língua o que dizer para a atleta Flavi. “Tudo vai dar certo, confia que hoje você tem a maior inspiração da vida.”