Taboão da Serra inaugura oficialmente Central de Atendimento ao Eleitor
Os cartórios eleitorais estão atendendo em horário especial, das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira. A Central tem capacidade para realizar até 1.500 atendimentos por dia. Para cadastrar a biometria é necessário agendar
TRE-SP inaugurou oficialmente a Central de Atendimento ao Eleitor de Taboão da Serra
Taboão da Serra inaugurou oficialmente, nesta quarta-feira, dia 7, a Central de Atendimento ao Eleitor, que fica na avenida Armando de Andrade, 1.315, Pq. Santos Dumont. Os cartórios eleitorais do município (ZE 324ª e 416ª) estão atendendo em horário especial, das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira, para que o eleitor possa fazer o cadastramento biométrico obrigatório.
A cerimônia contou com as presenças do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), des. Carlos Eduardo Cauduro Padin, os juízes eleitorais Carolina Conti Reed e Rafael Rauch, prefeito Fernando Fernandes Filho, deputado José Aprígio, vereadores, secretários municipais, representes do Ministério Público e da OAB Taboão da Serra.
Central de Atendimento ao Eleitor
A Central de Atendimento ao Eleitor conta com 50 guichês, com capacidade para realizar até 1.500 atendimentos por dia. Nesse período de cadastramento os cartórios estão atendimento com horário estendido, das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira. E para facilitar para o eleitor que não tem disponibilidade de horário durante a semana, o TRE-SP realizará plantão de atendimento neste sábado, dia 10, das 8h às 13h.
Para cadastrar a biometria é necessário fazer o agendamento no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo. Quem encontrar dificuldade pode ir pessoalmente à central fazer o agendamento. O eleitor tem até 19 de dezembro para realizar a biometria para não ter seu título eleitoral cancelado.
Diversas autoridades presentes foram convidadas para, logo após a cerimônia, realizarem seu cadastro biométrico. O prefeito Fernando Fernandes Filho passou pelo procedimento, que não durou mais do que 15 minutos, e recebeu o título eleitoral das mãos do presidente do TRE-SP.
Biometria
A biometria se tornou obrigatória em Taboão da Serra em 1º de agosto de 2019. O município tem 207.542 eleitores, dos quais 79.992 (38,54%) realizaram o cadastramento biométrico, que está disponível desde 2015. Taboão da Serra tem uma população estimada de 283.570 habitantes.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), des. Carlos Eduardo Cauduro Padin, falou sobre a importância da biometria. “O cadastro biometrizado é muito importante porque será o mais fidedigno da justiça eleitoral. A biometria garante que não haverá mais duplicidade de títulos e nem a obtenção de títulos mútuos […] A biometria é um salto de qualidade no cadastro eleitoral”, concluiu.
Para o prefeito Fernando Fernandes (PSDB), a biometria irá qualificar o voto do eleitorado taboanense. “A biometria é um avanço tecnológico para o sistema eleitoral da nossa cidade. Ela vai corrigir falhas importantes, como pessoas que tinham domicílio eleitoral na cidade, mas não vivem mais aqui […] Com a biometria votarão em Taboão da Serra aquelas pessoas que realmente vivem a cidade, o que torna o voto muito mais qualificado. E quem ganha com isso é Taboão da Serra”, comentou o prefeito Fernando Fernandes (PSDB).
Serviço
Central de Atendimento ao Eleitor
Endereço: Avenida Armando de Andrade, 1315. Parque Santos Dumont
Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Plantão: Sábado, dia 10, das 8h às 13h
Agende o seu atendimento