Taboão da Serra: Incêndio em prédio no Jd. América assusta, mas não deixa vítimas
O incêndio começou por volta das 13h, no oitavo andar
Um incêndio de grandes proporções na última sexta-feira, dia 19, deixou um apartamento de um edifício do Residencial América, na Rua Equador, no Jd. América, totalmente destruído. Todos os moradores foram obrigados a deixar o prédio. Os bombeiros informaram que ninguém ficou ferido e que a causa do fogo só será descoberta depois de uma perícia.
Segundo relato de diversos moradores o fogo começou por volta das 13h no apartamento 82 do Residencial América, um prédio relativamente novo, entregue pela construtora Riscali há cinco anos. Júlio César, vizinho do apartamento, sentiu um forte cheiro de fumaça e saiu no corredor para ver o que estava acontecendo. Viu muita fumaça saindo por debaixo da porta e avisou o porteiro sobre o que estava acontecendo. Logo depois ele arrombou a porta e viu que não havia ninguém no local.
Júlio César e outros vizinhos pegaram os extintores de incêndio e ligaram as mangueiras nos hidrantes, mas o fogo já estava muito grande. “A gente jogava água e ela começou a encher o apartamento, a fumaça aumentou e ela descia as escadas fervendo, foi horrível”, disse.
O GCM Bruzaferro e seu companheiro Pugliese estavam na base da Guarda, no Jd. Intercap, quando foram avisados por um morador que um dos apartamentos do edifício estava pegando fogo. Imediatamente eles chamaram os bombeiros e foram até o prédio, que fica a 300 metros de distância da base.
Quando os guardas chegaram no local o fogo já havia consumido boa parte do apartamento. Os moradores foram obrigados a evacuar todo o prédio, porque o incêndio ameaçava se alastrar para os andares de cima. Os bombeiros demoraram cerca de 30 minutos para chegar no local, já que o grupamento mais próximo fica em Itapecerica da Serra.
O morador Lucas Precioso, de 14 anos, mora no 10º andar do Residencial América. Ela estava indo se deitar no quarto quando tocaram a campainha. Era um vizinho pedindo que ele descesse por causa do fogo que estava se alastrando. Segundo Lucas, ao abrir a porta ele não percebeu o incêndio. Ele ainda pegou o cachorro, desligou a TV e começou a descer pela escada. Só quando chegou no oitavo andar ele sentiu um cheiro muito forte e viu a fumaça preta que saia do corredor. “Os bombeiros demoraram muito tempo para chegar”, afirmou.
Diversos moradores choravam na rua enquanto esperavam a chegada dos bombeiros. “Eu vou perder tudo, não é justo”, dizia uma moradora com os olhos cheios de lágrimas. As ruas próximas foram interditadas e muitos curiosos paravam para olhar o incêndio.
Os bombeiros chegaram às 13h30 e logo subiram até o apartamento que já estava totalmente destruído. A preocupação maior era não deixar o fogo se alastrar para outras unidades do prédio. Após meia hora de trabalho o fogo foi totalmente debelado. Segundo os homens que trabalharam no local, apenas uma perícia poderá determinar a causa do incêndio e se houve algum dano na estrutura do edifício.
Causa do incêndio ainda é mistério
A causa do incêndio ainda é um mistério. Os moradores vizinhos do apartamento que pegou fogo não souberam informar se o fogo começou após um vazamento de gás ou por outro motivo. Segundo informações colhidas no local, os proprietários do imóvel trabalham fora e os filhos do casal ficam sozinhos no apartamento.
Segundo afirmou Júlio César, vizinho do apartamento que pegou fogo, quando eles arrombaram a porta não havia ninguém no local.
Durante o rescaldo feito pelos bombeiros, ficou evidente que a parte mais afetada da casa foi a sala, onde nenhum móvel escapou do fogo. A cozinha e os quartos também estavam muito queimados, porém o estrago foi menor. “Pode ser que o fogo tenha começado aqui na sala, mas só a perícia vai determinar a causa”, disse um dos bombeiros.
No dia 23 de abril um outro incêndio assustou os moradores de Taboão da Serra. A casa de Shows Guacamole, localizada em uma das avenidas mais movimentadas da cidade, Av. Dr. José Maciel, foi totalmente destruída pelo fogo. Na ocasião ninguém ficou ferido e até hoje não se sabe as causas do incêndio.