Taboão da Serra: Incêndio no galpão do grupo Alke destrói obras de arte dos principais artistas do Brasil
O grupo Alke é especializado em logística e transporte; renomadas galerias de artes de São Paulo armazenavam suas obras no galpão
O incêndio de grandes proporções que atingiu o galpão do grupo Alke, em Taboão da Serra, na noite de quinta-feira, 25, destruiu renomadas obras de galerias de arte de São Paulo, como a Nara Roesler, Vik Muniz e a Simões de Assis, que usavam o espaço para armazenar as peças.
Essas galerias representam os principais artistas do Brasil, como galeria Nara Roesler, o espaço, tem sedes em São Paulo, Rio de Janeiro e Nova York, é um dos mais importantes de arte contemporânea do país.
Uma grande quantidade de obras de arte foram destruídas, entre elas, 13 obras históricas do artista Emanoel Araújo, que aguardavam transporte para uma mostra dele nos Estados Unidos organizado pela galeria Simões de Assis.
À Folha de S. Paulo, o artista Emanoel Araújo disse. “Quando você perde uma obra, é muito difícil porque não dá para reconstruir … É um abalo moral à obra e ao artista. Não tem justificativa, é uma falta de atenção, de responsabilidade. Pode falar o que quiser, mas nada que se disser resolve”, desabafou.
Em nota o grupo Alke, que é especializado em logística e transporte, afirmou que os clientes foram informados do ocorrido, que ainda não sabe tamanho da perda causada pelo incêndio e que o Auto de Vistoria estava em dia.
“Na história da empresa nunca existiu caso semelhante. A empresa ressalta, ainda, que estava em dia com Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), licença emitida pelo Corpo de Bombeiros que comprova legalmente que o estabelecimento está seguro”, afirmou o grupo.
“Ainda não há estimativa de valores de obras atingidas pelo incidente. Não é possível acesso ao local, que vai passar por perícia. Portanto, ainda não há informações de prejuízos financeiros bem como obras atingidas”, acrescentou a empresa.
A galeria Vermelho publicou em suas redes sociais: “Hoje estamos de luto pela memória da arte e por nossos colegas, artistas, galeristas, colecionadores e pelos amigos da Alke”.
O caso
Um incêndio de grandes proporções atingiu galpão na noite de quinta-feira, dia 25, em Taboão da Serra. O galpão pertence ao Grupo Alke e está localizado na rua Aurea Tavares, Pq. Industrial das Oliveiras.
O incêndio foi controlado por dez viaturas do Corpo de Bombeiros. Não houve feridos.