Taboão da Serra inicia entrega de uniformes e anuncia reforma de 15 escolas da rede municipal em 2025

O secretário de educação de Taboão da Serra, Luciano Corrêa
A Secretaria de Educação de Taboão da Serra começa nesta sexta-feira (11) a entrega dos uniformes escolares para cerca de 25 mil alunos da rede municipal de ensino. A informação foi confirmada pelo secretário de Educação, Luciano Corrêa, durante audiência pública realizada na Câmara Municipal.
Segundo Corrêa, o processo de entrega teve atraso devido uma a conclusão de uma nova licitação. O edital anterior, iniciado na administração passada, não havia sido finalizado, o que atrasou o fornecimento do material.
“Desde o início do ano, o prefeito Engenheiro Daniel determinou que priorizássemos a entrega dos uniformes. Como não havia uma licitação vigente, tivemos que iniciar todo o processo, incluindo análise de amostras e dotação orçamentária. Agora, começamos a entrega e, na próxima semana, a maioria das escolas já será atendida”, explicou o secretário.
Além dos uniformes, os estudantes também receberão tênis escolares, que passaram por uma licitação separada. A previsão é de que todas as unidades recebam os kits até o final da próxima semana.
Escolas de Taboão da Serra passam por reformas
Durante a audiência, Luciano Corrêa também detalhou o cronograma de reformas das escolas municipais de Taboão da Serra, uma das prioridades do governo municipal.
“Identificamos que a infraestrutura das escolas era um dos maiores problemas da rede. Por isso, elaboramos um plano de reformas escalonado, com base na realidade orçamentária do município. A meta é reformar todas as 59 unidades até o fim da gestão do prefeito Engenheiro Daniel.”
De acordo com o secretário, a previsão é reformar 15 escolas ainda em 2025, outras 15 em 2026, mais 15 em 2027 e as 14 restantes em 2028. Atualmente, três escolas já estão com obras em andamento, sendo duas com reformas em manutenção e uma em processo de ampliação.
“Começamos pelas unidades em piores condições estruturais. Nosso objetivo é que até dezembro tenhamos concluído as intervenções previstas para este ano”, disse.
Kit escolar será entregue entre abril e maio
Sobre o kit escolar – composto por itens como cadernos, lápis, canetas e outros materiais básicos – o secretário explicou que o processo também enfrentou entraves. A licitação anterior foi impugnada pelo Tribunal de Contas e precisou ser refeita do zero.
“Achamos melhor reiniciar todo o processo para garantir legalidade e transparência. A nova licitação foi publicada nesta semana e, após o prazo de oito dias, será aberta. A expectativa é que os kits comecem a ser distribuídos entre o final deste mês e o início de maio.”
Luciano Corrêa também anunciou que, a partir de 2026, a meta da Secretaria de Educação é entregar tanto os uniformes quanto o material escolar antes do início do ano letivo.
“Já estamos organizando tudo para que, no ano que vem, os kits e os uniformes cheguem até o fim de janeiro ou início de fevereiro, evitando os atrasos que enfrentamos neste início de gestão.”
Atualmente, a rede municipal de ensino de Taboão da Serra atende entre 24.500 e 25 mil alunos.