Taboão da Serra inicia vacinação contra covid de grupos com comorbidades e deficiências
Os munícipes com comorbidades ou deficiências precisam apresentar obrigatoriamente comprovante da condição de risco por meio de exames, receitas, relatório ou prescrição médica
Renata Gomes
Seguindo o calendário de vacinação contra a Covid-19 determinado pelo Governo do Estado de São Paulo, a prefeitura de Taboão da Serra iniciou nesta segunda-feira, 10, a vacinação de pessoas de 18 a 59 anos com síndrome de down, pacientes renais em diálise e transplantados imunossuprimidos.
Taboão da Serra aplicou mais de 64 mil doses contra a covid-19 e segue como município que mais vacinou do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud). Deste total, 41.890 foram da primeira dose e 22.205 da segunda dose.
A partir de terça-feira, 11, o município inicia a vacinação de pessoas com deficiência permanente (BPC) com idade entre 55 a 59 anos, grávidas e puérperas com comorbidades acima de 18 anos, metroviários e ferroviários.
Na quarta-feira, 12, inicia a vacinação de pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos e no dia 18 de maio, de motoristas e cobradores de ônibus.
Para receber a dose é preciso ir a uma das 12 Unidades Básicas de Saúde e apresentar comprovante de endereço, cartão do SUS e documento de identificação com foto. É desejável pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br
O Secretário de Saúde, Dr. José Alberto Tarifa, ressalta a obrigatoriedade de apresentar documentação. “Para pacientes com as comorbidades e dentro da faixa etária é obrigatório apresentar comprovante da condição de risco por meio de exames, receitas, relatório ou prescrição médica”.
Gestantes e puérperas com comorbidades
Gestantes com comorbidades: a partir de 18 anos em qualquer idade gestacional. Puérperas: a partir dos 18 anos de idade e até com 45 dias após o parto.
Para receber a dose da vacina, é necessário comprovar estado gestacional e, no caso das puérperas, apresentar declaração do nascimento da criança.
Para comprovar a comorbidade, é importante apresentar comprovante da condição de risco por meio de exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica.
Relação de comorbidades
A relação de comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde são: Doenças Cardiovasculares; Insuficiência cardíaca (IC); Cor-pulmonale (alteração no ventrículo direito) e Hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênitas no adulto; Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão arterial resistente (HAR); Hipertensão arterial – estágio 3; Hipertensão arterial – estágios 1 e 2 com lesão e órgão-alvo e/ou comorbidade; Doença Cerebrovascular; Doença renal crônica (pacientes que fazem hemodiálise); Imunossuprimidos (transplantados; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas em uso de corticoides; pessoas com câncer); Anemia falciforme e talassemia maior (hemoglobinopatias graves); Obesidade mórbida; Cirrose hepática.
Serviço:
Cronograma de Vacinação contra a Covid-19 em Taboão da Serra
Maiores de 60 anos: em andamento.
Segunda dose para profissionais da educação, maiores de 47 anos da rede municipal, estadual e privada de Taboão da Serra: em andamento
Síndrome de Down (18 a 59 anos): a partir de 10 de maio.
Pacientes renais em diálise (18 a 59 anos): a partir de 10 de maio.
Transplantados imunossuprimidos (18 a 59 anos): a partir de 10 de maio.
Próximas datas:
Pessoas com deficiência permanente – BPC (55 a 59 anos): a partir de 11 de maio.
Grávidas e puérperas com comorbidades (acima de 18 anos): a partir de 11 de maio.
Metroviários e ferroviários: a partir de 11 de maio.
Pessoas com comorbidades (55 a 59 anos): a partir de 12 de maio.
Motoristas e cobradores de ônibus: a partir de 18 de maio.