Taboão da Serra integrará Rede Mundial de Escolas
Prefeito Evilásio Farias
A Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Educação, firmou uma parceria com o Instituto Ayrton Senna e a HP (Hewlett-Packard) empresa especializada em tecnologia, para que a cidade integre o Programa Escola Conectada- solução educacional que usa a tecnologia para formação integral do educando. Participarão do projeto seis escolas municipais do 5ª ao 8ª ano e Educação de Jovens e Adultos (termo II) que receberão equipamentos de ponta na área tecnológica. A decisão de contemplar Taboão da Serra aconteceu no final de junho por um comitê internacional.
Todos os professores que participarão do projeto passarão por cursos de formação durante o próximo ano. Cada uma das escolas ganhará: 20 mini notebook, 6 tablet (prancheta que pode ser acessada com o toque de uma caneta especial), lousa digital e impressora. Além de cartuchos e papéis até o término da formação.
A iniciativa veio para Taboão a partir de contatos mantidos pelo secretário de educação Cesar Callegari durante o Fórum para Líderes de Governo das Américas, em Washington, Estados Unidos, em março deste ano. Na ocasião, o presidente da Microsoft do Brasil, Michel Levy e o diretor do setor público de educação da empresa, Paulo Cunha, apresentaram formalmente ao secretário seu interesse em desenvolver novas tecnologias aplicadas à educação em Taboão da Serra.
uma das ferramentas fundamentais no desenvolvimento de potencialidades e pode gerar oportunidades para a formação e transformação de crianças e jovens em cidadãos autônomos, solidários e competentes”.
Desenvolvido em pelo Instituto em aliança com a empresa HP, o Programa Escola Conectada já atendeu, desde seu início em 1999, a 302.000 crianças e jovens e formou 4.300 educadores em todo o Brasil. Atualmente o programa é desenvolvido em 14 municípios e 7 estados, sendo política pública em Araxá/MG e Rio das Ostras/RJ. No próximo ano, Taboão da Serra será o único município brasileiro beneficiado pelo programa.
Para o prefeito Dr. Evilásio Farias “Taboão da Serra já vem sendo referência em inclusão digital e com o apoio de uma empresa como a HP (Hewlett-Packard) e o Instituto Ayrton Senna esse trabalho será potencializado”.
Entre as escolas que participarão do projeto estão: Emefem Rui Barbosa, Emef Fenólio, Emeb Darcy Ribeiro, Emef Machado de Assis, Emef Maria Luizeto Buscarini e Emef Ferreira Paes.