Taboão da Serra já realizou mais de 7 mil testes para diagnosticar a covid-19, diz Fernandes
Os exames são realizados de segunda a quinta-feira, pela manhã, em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, em quem apresenta os sintomas da doença
Taboão da Serra já realizou mais de sete mil testes rápidos para diagnóstico da covid-19, além do exame RT-PCR, considerado o mais eficaz para detectar a infecção, já que rastreia o material genético do vírus Sars-CoV-2. A informação foi passada pelo prefeito Fernando Fernandes, em um vídeo divulgado nas redes sociais na sexta-feira, dia 26.
Os testes são realizados de segunda a quinta-feira em todas as Unidades Básicas de Saúde de Taboão da Serra no período da manhã. O ideal é que seja feito entre o 3º e 7º dia após aparecer os sintomas.
“Já realizamos mais de 7 mil exames entre testes rápidos e o PCR, aquele do cotonete. Todas as nossas unidades de saúde realizam esse exame de segunda a quinta-feira, no período da manhã”, disse Fernandes.
Ainda segundo o gestor, “esse exame é considerado o padrão ouro para o diagnóstico, e é importante que seja feito entre o terceiro e sétimo dia de quando você começou a sentir sintomas para ter o melhor resultado”.
Fernandes anunciou que todos os funcionários que estão na linha de frente, ou seja, equipes da saúde, da segurança e de serviços essenciais, já foram testados. “E a partir dessa próxima semana faremos nova rodada de testagem desses profissionais”, revelou.
O prefeito também falou sobre o estudo que está sendo realizado na cidade, que teve início na quarta-feira, dia 24. “Na quarta-feira iniciamos um estudo para entender como esse vírus está distribuído nas diferentes regiões da cidade. Em dois dias realizamos 1.042 testes rápidos, em cinco lugares diferentes. E tivemos 66 exames positivos”.
Segundo Fernandes, “os testes não são feitos em cada bairro mas sim, em lugares de grande movimento, que recebem pessoas daquela região. Agora, nossa equipe da saúde vai analisar os resultados dessa etapa para definir os próximos lugares onde faremos os outros 1.000 testes previstos”.
“E esse estudo é muito importante não só para definirmos novas ações, mas também para entendermos o que aconteceu após a flexibilização da quarentena e termos mais informações para darmos os próximos passos”, finalizou Fernandes.
Dados da covid-19 em Taboão da Serra
Segundo o boletim divulgado neste domingo, dia 28, pela Secretaria da Saúde, Taboão da Serra tem 1.074 casos confirmados de coronavírus e 136 mortes. E 607 pacientes curados.
Até a manhã deste domingo, 219 pessoas aguardam resultado de exames e 1.045 exames já foram descartados. Na cidade, 331 pacientes estão sendo acompanhados com a doença.