Taboão da Serra: Lula se solidariza com prefeito Aprígio e pede rigor nas investigações
Lula abraça Aprígio durante comício em Taboão da Serra no dia 10 de setembro de 2022
O presidente Lula repudiou neste sábado, dia 19, o atentado contra o prefeito e candidato à reeleição de Taboão da Serra, Aprígio (Podemos) que segue internado no Hospital Israelita Albert Einstein. O estado de saúde de Aprígio é considerado estável e ele permanece na UTI.
Através da sua conta no X (antigo Twitter) Lula escreveu: “meu repúdio completo à violência cometida contra o prefeito José Aprígio da Silva, de Taboão da Serra, vítima de um atentado na tarde de ontem. Que o crime seja investigado com rigor e que os responsáveis sejam punidos de forma exemplar. Minha solidariedade e desejo de pronta recuperação para o prefeito”.
O Ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República Alexandre Padilha, disse que “essa situação é gravíssima que aconteceu em Taboão da Serra, que é um atentado ao atual prefeito Aprígio, que é candidato à reeleição, que não perdeu a vida por conta de Deus, não quis tirar a vida dele nesse momento, superando o tiro que sofreu agora, às vésperas das eleições”.
O que aconteceu em São Paulo não foi culpa da natureza. Choveu muito, mas as árvores não foram podadas, como deveria. E as pessoas das agências que fiscalizam empresas de energia foram indicadas pelo governo anterior. Mas quero reiterar que o governo federal irá tratar o povo de…
— Lula (@LulaOficial) October 19, 2024
Padilha gravou um vídeo e falou sobre a gravidade do ataque contra Aprígio. “Quero dizer que além do atentado à vida, foi um atentado contra a democracia. Quais são os interesses que levaram alguém a dar um tiro no prefeito Aprígio, por que queriam acabar com a vida do Aprígio à véspera das eleições?”, questionou.
Por fim, o ministro cobrou uma investigação enérgica para que os culpados sejam presos. “Precisamos exigir uma ação firme, enérgica e rápida das instituições responsáveis pela apuração e pela comissão desses criminosos. Mas mais do que isso, tem uma resposta que a população de Taboão da Serra pode dar a cada momento desse dia”.
Além do presidente Lula e do Ministro Alexandre Padilha, o governador Tarcísio de Freitas também repudiou, através de suas redes sociais, o atentado sofrido pelo prefeito Aprígio na tarde da sexta-feira, dia 18, na altura do Jd. Iolanda, em Taboão da Serra.
Tarcísio escreveu que “repudio veementemente o atentado sofrido pelo prefeito de Taboão da Serra e candidato à reeleição, Aprígio, com quem estive no dia de ontem, inclusive, participando da nossa reunião com as concessionárias de energia”.
Ainda segundo o governador, “o que vimos acontecer é absolutamente inaceitável. Desejo uma pronta recuperação ao prefeito e coloco aqui o meu compromisso de investigar e punir os responsáveis”, disse.
Entenda o caso
O prefeito e candidato à reeleição de Taboão da Serra, Aprígio (Podemos) foi baleado na tarde desta sexta-feira, dia 18. O carro onde ele estava foi alvejado por pelo menos cinco tiros, apesar de ser blindado, um dos projéteis acertou a clavícula do prefeito, além de estilhaços que atingiram o seu pescoço.
Após o ocorrido, o prefeito Aprígio foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Akira Tada, em Taboão da Serra, onde recebeu os primeiros socorros. Em seguida ele foi transferido para o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, onde segue cuidados médicos.
A tentativa de homicídio aconteceu quando o prefeito estava vistoriando obras da interligação entre o Pq. Laguna e o Jd. Comunitário, na divisa com Embu das Artes. No carro blindado estavam o motorista, o prefeito, um cinegrafista e o secretário de segurança pública de Taboão da Serra, Tenente Sérgio. Somente o prefeito foi atingido.
A Polícia Militar (PM) encontrou na tarde desta sexta-feira, dia 18, o veículo usado no ataque contra o prefeito de Taboão da Serra.
O veículo, da cor vermelha, foi encontrado queimado no Rodoanel, próximo a Taboão da Serra. Um cartucho de munição foi encontrado no carro. O veículo que o prefeito estava, blindado, foi alvejado por pelo menos cinco disparos.
O delegado Hélio Bressan, responsável pela Seccional de Taboão da Serra, disse que o tiro que atingiu o prefeito tem todas as características de ter saído de um fuzil. O carro alvejado, no entanto, ainda passará por perícia técnica.