Taboão da Serra: Moradores se unem e liberam avenida que estava bloqueada por árvore na Vila Indiana
Bom Exemplo: moradores se juntaram e terminaram com a interdição de avenida na Vila Indiana, em Taboão da Serra
Cerca de 20 moradores passaram a manhã deste sábado, dia 12, trabalhando para liberar a avenida Carlos Marques Teixeira, importante via de ligação da Vila Indiana, em Taboão da Serra. Um enorme eucalipto caiu durante o temporal da sexta-feira, deixando o bairro sem transporte público e dificultando a locomoção.
A árvore caiu durante o temporal, atingiu um veículo e derrubou um muro e danificou parte do teto de uma metalúrgica. Por sorte, ninguém ficou ferido. A mobilidade do bairro foi altamente afetada pela interdição da avenida. A Defesa Civil, responsável por limpar as ruas, priorizou a remoção de árvores que atingiram casas, onde pessoas estavam presas, sem poder sair.
Diante do impasse, os moradores se reuniram e começaram a remover a árvore com machados e até serrotes. Foi quando um morador, dono de uma empresa de terraplanagem, chegou ao local com uma escavadeira e uma moto serra e o trabalho ganhou agilidade. Mesmo assim, foram duas horas de muito trabalho de toda comunidade.
Segundo Chininha, morador do bairro, a prefeitura demorou para atender a ocorrência e a população se uniu e conseguiu liberar a avenida. “A favela tá unida, a gente é por nós, não querem ajudar, a gente vai e faz acontecer. Está aí, com a ajuda de todos, liberamos a pista”, disse, indignado.
Outro morador afirmou que a demora na liberação da pista fez a população se unir e resolver o problema. “Nós estamos aqui, já removemos duas árvores nessa avenida e o transporte público já pode voltar a circular aqui, a população está unida no nosso bairro”.
O diretor da Defesa Civil de Taboão da Serra, Carlos Hueb, esteve no local e explicou que existe um cronograma e urgências para serem atendidas. “Toda nossa equipe está nas ruas, pessoas estavam presas dentro de casa, árvores que caíram sobre residências, pessoas que precisavam de socorro, essa era nossa principal prioridade, estamos trabalhando por toda a cidade para que tudo volte a normalidade”, disse.
Hueb disse que foram registradas pelo menos 32 quedas de árvore de grande porte em Taboão da Serra e muitas casas foram atingidas. “Eu venho atendendo casos em que saiu o telhado, outras que apareceram trincas que não tinham. E a gente está tentando solucionar, detectar e encaminhar todos esses aí para que a pessoa tenha qualidade de vida restabelecida o mais rápido possível”.
O coordenador da Defesa Civil confirmou que não houve vítimas fatais em Taboão da Serra.