Taboão da Serra: Morre aos 62 anos Maruzan Corado de Oliveira
Morreu na manhã deste domingo, dia 22, aos 62 anos, o ex-secretário municipal de Taboão da Serra Maruzan Corado de Oliveira. Ele lutava contra um devastador câncer no pâncreas e estava internado no Hospital Regional de Osasco.
A família confirmou que o velório acontece nesta segunda-feira, dia 23, às 9h, no cemitério Valle dos Reis.Maruzan deixa a esposa Beth e dois filhos, Mariana e João.
Maruzan nasceu em Corrente, interior do Piauí. Era formado em jornalismo e em direito e começou sua carreira em Taboão da Serra no final de 1994, quando fundou um jornal na cidade.
Sua atuação como jornalista ganhou destaque no meio político e ele assessorou o ex-vereador Orlandino. Em 1997, já trabalhando nos bastidores da política taboanense, virou assessor parlamentar do ex-vereador Romão, onde ajudou a produzir diversas leis, como a criação do Procon de Taboã da Serra.
Mas, nenhuma ligação política foi tão forte quanto com o ex-prefeito Evilásio Farias (que morreu em junho deste ano, vítima da mesma doença). Durante os oito anos de mandato, Maruzan foi o homem forte do governo, primeiro na liderança da extinta COEX (Coordenadoria Executiva) e depois como secretário de administração.
Anteriormente, Maruzan ajudou Evilásio na criação da Operação Cidadania, e na sua eleição para deputado federal, quando assumiu a chefia de gabinete entre 1999 e 2003.
Durante os oito anos de mandato de Evilásio Farias, Maruzan esteve presente em todas as decisões importantes, como a implementação efetiva do uniforme escolar e o kit de material distribuído aos alunos de Taboão da Serra.
Após deixar a prefeitura, Maruzan continuou assessorando Evilásio até o 2022, quando aceitou um convite do atual prefeito Aprígio para ajudar na administração da atual gestão.
O deputado estadual Eduardo Nóbrega postou em suas redes sociais uma nota lamentando o falecimento de Maruzan. “É com muito pesar que recebi a triste noticia do falecimento do meu amigo Maruzan Corado. Tenho certeza que seu legado na política sempre será lembrado por todos nós. Me solidarizo com seus familiares e amigos e peço a Deus que conforte a todos neste momento de luto”.
A ex-vice-prefeita de Taboão da Serra, Márcia Regina, lamentou a morte do amigo. “Companheiro de jornada, firme na luta por uma cidade para todos e todas. Sua participação nos 8 anos de nossa gestão, contribuiu com os avanços conquistados. Taboão perdeu um grande cidadão”.
Carlos Senna, coordenador da Defesa Civil na gestão Evilásio, falou sobre a morte do amigo. “O Maruzan, é o maior exemplo de caráter, profissionalismo, e cidadania. Um sonhador lá do nordeste do Piauí que migrou pra São Paulo e superou todas a adversidades que a vida lhe impôs. De líder estudantil a Jornalista, advogado, secretário municipal, amigo fiel. Mas, seu melhor papel foi como marido, pai e avô. Descanse em paz meu amigo. Porque hoje, o céu está em festa”.
A ex-vereadora Fausta Leite lembrou do papel de Maruzan durante os mandatos de Evilásio. “Evilásio acertou quando colocou Maruzan como seu braço direito. Muito inteligente, um jornalista que marcou época, um comandante implacável que sabia como chamar atenção com sabedoria. Será sempre meu comandante, era que todos viam. Maruzan, descanse em paz meu comandante”.