Taboão da Serra: morre aos 82 anos professor Pascoal Funari
ADEUS: Professor Pascoal Funari, uma das figuras mais queridas de Taboão da Serra se despede
- Acompanhe as redes sociais do Portal O Taboanense e fique sempre ligado em tudo o que acontece de importante em Taboão da Serra e região. Siga-nos no Facebook, Instagram e Twitter
Morreu na noite desta terça-feira, dia 7, o professor, empresário e liderança política de Taboão da Serra Pascoal Funari, aos 82 anos. A família não divulgou a causa da morte, atualmente ele morava em Presidente Prudente, sua cidade natal. Ele deixa quatro filhos, a jornalista Cláudia Funari, Paulo Eduardo, Junior e Rodrigo Stefano, além de netos.
Durante os anos 80 e 90, Pascoal Funari foi uma das mais importantes figuras políticas de Taboão da Serra, seja como articulador político ou como candidato, quando tentou uma vaga no Congresso Nacional, sem sucesso.
Além de político, Pascoal Funari também foi empresário, dono da Pascar Autopeças, de uma loja de carros e de lotérica no Jd. Maria Rosa. Ele também foi um um dos fundadores da icônica locadora de vídeos Caruus, instalada no Jd. Maria Rosa, seu bairro em Taboão da Serra e posteriormente no Pq. Santos Dumont. Durante anos foi um dos pioneiros que ajudaram no crescimento do município.
Porém, Pascoal Funari sempre será lembrado pela sua dedicação ao ensino e educação, principalmente como professor na escola Antônio Inácio Maciel e na escola Nipo Brasileira, no Jd. Jamaica,
na divisa com Taboão da Serra, onde deu aulas ao lado do professor Said Jorge de Moraes.
Sua filha, a jornalista Cláudia Funari, prestou uma homenagem ao pai em uma rede social. “Meu pai, o tio, o vovô, o amigo, o professor para muitos. Como pai, o Pascoal me ensinou que a gente não tem motivo para ter medo, que a vida é pra ser vivida e que não podem faltar coragem, ousadia, nem companheirismo e solidariedade”, escreveu.
“Ensinou também que a tranquilidade e o pensamento estruturado são bons conselheiros. Que fumar é atestado de burrice, assim como beber demais. Ah, e que é você que manda no dinheiro e não o contrário. Ensinou que amar as pessoas, a natureza e os animais é sempre o mais importante. Viveu intensamente”, finalizou Claudia.
Amigos também lamentaram a morte de Pascoal Funari. O ex-vereador de Taboão da Serra, Professor Fenólio, disse ao Portal O Taboanense que essa é “uma notícia triste para toda nossa cidade! Professor Pascoal Funari faleceu… Foi docente na Escola Antonio Inácio Maciel e formou família muito querida, além de desenvolver atividades empresariais na cidade, que crescia e se desenvolvia”.
Fenólio ainda disse que “guardo boas lembranças de nossas conversas e do aprendizado político adquirido através de nossas variadas discussões. Envio meu abraço solidário aos familiares e amigos do Pascoal, pedindo a Deus que o receba no Reino dos Céus”.
Outro professor que lamentou a morte de Funari foi Said Jorge de Moraes. “Recebi essa triste notícia, o falecimento do nosso amigo de muitas jornadas Pascoal Funari. Trabalhou comigo no ginásio estadual que foi instalada na escola Nipo Brasileira, no Jd. Jamaica, em São Paulo, na divisa com Taboão da Serra”.
“Era uma figura espetacular, um colega exemplar, amigo, pai amoroso. Lamento profundamente sua morte, esse grande amigo e professor emérito da região e que Deus acolha sua boa alma e ele deixou como legado muitos amigos Fico muito emocionado com essa notícia”, encerrou Said.
Já a ex-vereadora Arlete Silva lembrou que “Seu Pascoal foi um educador e funcionário da Câmara Municipal que muito contribuiu com nosso município uma pessoa amiga e muito dedicado as causas da cultura e Educação, um fiel e dedicado amigo e um profissional exemplar que não media esforços para ajudar os menos favorecidos”.
O enterro de Pascoal Funari aconteceu nesta quarta-feira, dia 8, às 14h, no Cemitério São João Batista, em Presidente Prudente.