Taboão da Serra não será sede da Copa São Paulo 2022
Maior torneio de base do mundo, a Copa São Paulo de Futebol Jr. estará de volta em 2022. Mas o torcedor de Taboão da Serra não tem motivos para comemorar. A cidade está fora e não será sede da Copinha. Inclusive o Cats, equipe que representa Taboão, também não irá participar da competição.
Taboão da Serra sediou pela última vez o torneio em 2018 em uma sequência de 10 edições, sempre com grande público. O evento mobilizava o início de ano na cidade, mas brigas políticas e mudanças nas regras afastaram a competição do município. Em 2019 o Cats chegou a participar do torneio, mas como convidado na sede de Capão Bonito.
Já em 2020, a cidade sede da região foi Embu das Artes e o Cats mais uma vez representou a região. O evento teve um grande público e ótima repercussão na mídia e entre os moradores da cidade que lotaram os jogos realizados no município.
A edição de 2021 foi cancelada devido a pandemia, a Federação Paulista de Futebol (FPF) optou por não realizar o evento no momento mais crítico da doença que assolou o mundo.
Agora, em janeiro de 2022, a Copinha volta com força total. Segundo apurou o Portal O Taboanense, a FPF chegou a convidar Taboão da Serra para ser sede do torneio, mas as exigências de reforma do estádio e ampliação do gramado inviabilizaram a realização da competição na cidade.
A competição começará no dia 2 de janeiro, com a grande decisão em 25 de janeiro, integrando as festividades do aniversário da cidade de São Paulo. Todos os jogos serão transmitidos ao vivo pelo SporTV, na plataforma Paulistão Play, no YouTube e na Eleven.
“A Copinha é uma competição grandiosa, com clubes de todos os Estados, com muitas caras e diversos sotaques. São mais de 3 mil atletas reunidos em São Paulo buscando um sonho. E voltar a realizar a Copinha após uma parada difícil nos traz uma imensa alegria”, diz Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol.
Na primeira fase, os times se enfrentam dentro de cada grupo, classificando-se as duas melhores campanhas. A partir da segunda fase, todos os jogos são de mata-mata. Lançada em 1969, a Copinha não foi realizada em 2021 por causa da pandemia de Coronavírus.
Assim como no Paulistão Sicredi, a bola da Copinha 2022 será a S11 Ecoknit, da Penalty, primeira bola de futebol profissional do mundo desenvolvida com o propósito de unir a excelência em performance à sustentabilidade. Ela é revestida por tecido ecológico obtido a partir da reciclagem de garrafas PET.