Taboão da Serra não tem sobras de vacinas contra covid, afirma prefeitura
A prefeitura de Taboão da Serra esclarece que não existem sobras de vacinas nas Unidades Básicas de Saúde. Que o procedimento adotado nas unidades somente abrir um frasco de 10 doses, se houver a demanda suficiente dentro do grupo prioritário para ser atendida. Pessoas fora desse grupo não serão vacinadas no momento.
“Em Taboão da Serra foi organizada logística e não temos sobras de vacinas. O procedimento indicado nas unidades básicas de saúde é abrir o frasco de doses quando tem a demanda a ser vacinada, para não ocorrer as sobras”, informou a prefeitura ao Portal O Taboadense.
A vacina que chegou pronta da China foi entregue em frasco-ampola com uma dose do imunizante. Já a envasada no País tem capacidade para 10 aplicações e precisa ser usada em no máximo 8 horas. A vacina de Oxford/AstraZeneca vem em um frasco-ampola com 10 doses. A validade após abertura do frasco é de 8 horas em temperatura de 2°C à 8°C.
Ainda segundo a nota, “a procura segue dentro do planejado e indicado no Plano de Vacinação de Taboão da Serra que foi elaborado em dezembro, aprovado em 05 de janeiro com louvor. O município foi o primeiro dos 645 municípios a apresentar o plano de imunização ao Estado”.
De acordo com o plano, a demanda estimada de Taboão da Serra de idosos na faixa etária acima de 85 anos é de cerca de 2 mil pessoas.
O município já vacinou profissionais de saúde, idosos maiores de 90 anos e maiores de 85 anos. Até a tarde desta quinta-feira, dia 25, tinham sido aplicadas 12.732 doses da vacina contra a covid-19, sendo 9.561 da 1ª dose do imunizante e 3.171 da segunda dose dos imunizantes.