Taboão da Serra não vai reduzir intervalos entre doses da Pfizer e da AstraZeneca
Secretaria de Saúde explica que não há doses suficientes para a antecipação do imunizante e que seguirá com o calendário da faixa etária já divulgado
A Prefeitura de Taboão da Serra não planeja a antecipação da segunda dose (D2) das vacinas contra a covid-19 da Pfizer e da AstraZeneca. A justificativa é não haver doses suficientes para a redução do intervalo para a aplicação dos imunizantes.
“Taboão da Serra, por enquanto, não vai reduzir o intervalo da segunda dose das vacinas Pfizer e AstraZeneca. O município ainda não foi reabastecido com doses suficientes para fazer a antecipação da segunda dose e seguirá com o calendário da faixa etária já divulgado”, informou a Secretaria de Saúde ao Portal O Taboanense.
O município segue com a vacinação para adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, grávidas e puérperas. Desde o dia 18, quando teve início a imunização deste público, já receberam a vacina cerca de 620 jovens.
Este público está sendo vacinado mediante apresentação de laudo médico, receitas e exames médicos para comprovar a comorbidade.
A vacina está sendo aplicada somente com o acompanhamento de um responsável em uma das 13 Unidades Básicas de Saúde do município, das 7h às 17h. Os adolescentes estão recebendo a vacina da Pfizer.
Para receber a vacina é necessário apresentar comprovante de endereço de Taboão da Serra em nome dos pais ou responsável, cartão do SUS e documento de identificação com foto. Para agilizar o atendimento, é ideal que o morador realize pré-cadastro no portal VacinaJá pelo site www.vacinaja.sp.gov.br.
Vacinação de grávidas e puérperas
As grávidas em qualquer período gestacional deverão apresentar relatório ou laudo médico com indicação do profissional para tomar a vacina. As puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias) devem apresentar certidão de nascimento da criança.