Taboão da Serra: OAB Vai à Escola realiza palestras na EE Nigro Grava
PMs da Alegria durante palestra na escola estadual Nigro Grava, em Taboão da Serra
O projeto OAB Vai à Escola realizou nesta segunda-feira, dia 8, uma série de palestras na Escola Estadual Nigro Grava, no Pq. Pinheiros, em Taboão da Serra. Os alunos do colégio tiveram acesso a informações sobre cidadania, direitos, obrigações, além de direitos coletivos e individuais.
Durante as palestras realizadas por advogadas de Taboão da Serra sobre cidadania, os alunos puderam tirar dúvidas e sobre diversos temas. A advogada Sueli Amoedo falou sobre violência doméstica e os direitos das mulheres e os PMs da Alegria expuseram diversas temáticas sobre conscientização e educação.
A presidente da comissão, a advogada Anapaula Zottis, ressaltou a importância das palestras para os alunos. “Essa foi uma ótima oportunidade para trazer para os adolescentes da escola Nigro Grava temas que são inerentes a nossa sociedade, foi um bate papo sobre a de extrema importância para o acesso à justiça bem como as questões que envolvem a cidadania e desenvolvimento social”, disse.
Segundo a organização, mais de mil alunos da escola participaram do projeto que acontece em outras cidades do Brasil. “O programa OAB vai à escola, é mais que um projeto. Ela sai do papel para implicar diretamente na vida da criança e do jovem, fomentando informação jurídica e social”, afirmou Zottis.
De acordo com a advogada Sueli Amoêdo, ativista da causa feminina, o projeto leva aos alunos temas do dia a dia que muitas vezes são negligenciados do debate público. “Esse projeto é muito importante para trazer informações para os jovens e quando a OAB de Taboão da Serra se propõe a trazer informação para os jovens, é um projeto de capacitação que envolve também os familiares, que ajuda na desconstrução do machismo e do patriarcado,é um papel muito importante”.
Amoêdo lembrou que um dia antes foi comemorado o dia da oficialização da Lei Maria da Penha. “Pudemos conversar, mostrar para esses jovens a importância da legislação na proteção das mulheres, esse é um tema que precisa ser mais abordado nas escolas, porque esses alunos são importantes para uma sociedade melhor e mais igualitária, sem violência”.
O projeto da OAB Taboão da Serra é um trabalho de cunho social, voluntário, que tem como objetivo atender crianças e adolescentes da 5ª série ao ensino médio, visando abrir para um diálogo que possa trazer a criança ou o adolescente em um papel de protagonista.
Zottis lembrou também que o acesso a informação e a legislação é uma importante arma contra os abusos e violência. “A Ordem dos Advogados do Brasil é essencial à sociedade, e a escola, como parte dela é membro. A OAB entende que o Professor, assim como os gestores, equipes auxiliares, comunidade, são ferramentas fundamentais para o progresso educacional”.