Taboão da Serra: Obras para ampliar Linha 4-Amarela do metrô devem começar até março
Linha será a primeira de metrô a ultrapassar os limites da cidade de São Paulo, chegando a Taboão da Serra
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As obras de extensão da Linha 4-Amarela devem começar até o fim de março, segundo a Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo (SPI). O ramal será ampliado em 3,3 km com duas novas estações: Chácara do Jockey e Taboão da Serra, que atualmente se estende por 12,8 quilômetros, ligando a estação Luz até a estação Vila Sônia e 11 estações, mas passará a contar com 16,1 km e 13 estações, conectando a Estação da Luz a Taboão da Serra em cerca de 55 minutos.
O município de Taboão da Serra será o primeiro da Grande São Paulo a ter um ramal metroviário além dos limites da capital. Com investimento estimado em R$ 3,4 bilhões, o projeto vai beneficiar cerca de 90 mil passageiros por dia, e gerando aproximadamente 3 mil empregos diretos e indiretos.
As obras serão executadas pela CCR Mobilidade, empresa responsável pela ViaQuatro. O contrato foi assinado em junho do ano passado – na época, a previsão para o começo das obras era dezembro de 2024.
A estação Chácara Jockey ficará nas imediações da Avenida Professor Francisco Morato, na Vila Sônia. Já a estação de Taboão da Serra irá funcionar na antiga concessionária Sorana Sul, às margens da avenida Aprígio Bezerra da Silva (antiga rodovia Régis Bittencourt), ao lado do novo prédio da prefeitura de Taboão da Serra (Niasi).
O terreno de 30 mil m² irá abrigar ainda um terminal de ônibus para receber passageiros de Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Juquitiba e São Lourenço da Serra, além um bicicletário, áreas comerciais, salas técnicas e operacionais.
Cinco anéis
Os estudos do governo estadual mostram que a estação será construída no formato de cinco anéis unidos interligados por um vão central. A estação terá três níveis acima do terreno e outros três subterrâneos até as plataformas de embarque.
A ideia é que a ligação entre o município de Taboão da Serra e o centro de São Paulo seja reduzida para quem utilizar o transporte público. O tempo de viagem previsto é de 55 minutos e haverá integração com os terminais de ônibus nas estações Vila Sônia, São Paulo-Morumbi, Butantã e outros da região.
Início das operações
A previsão para entrega e início da operação permanece em 2028. O investimento é de R$ 3,4 bilhões. A estimativa é de que as duas novas estações atendam cerca de 150 mil pessoas por dia.
Durante visita a Taboão da Serra, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sinalizou que as obras seriam entregues em 2028, mas neste mês uma informação baseada no Relatório Ambiental Preliminar (RAP), elaborado pela ViaQuatro em dezembro de 2022, apontou que a data de entrega poderia ser prorrogada para 2030.
À Gazeta de S. Paulo, a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação da Linha 4-Amarela, pontuou em nota que o prazo de entrega para 2028 está mantido.
“A ViaQuatro informa que estão sendo realizados estudos iniciais, incluindo a elaboração de projeto executivo, de licenciamento ambiental, de demanda e de utilização de áreas públicas e privadas, referentes à extensão da Linha 4-Amarela até o município de Taboão da Serra. A previsão é de que o novo trecho, composto por duas estações, comece a operar em 2028”, informa a nota.