Taboão da Serra oferece 2 mil bolsas de pós-graduação para professores da rede municipal
Lançamento do Programa de Formação Continuada de Docentes aconteceu no Cemur, em 11
Vera Sampaio
A valorização do servidores da Educação de Taboão da Serra começou. O prefeito Aprígio, lançou na sexta-feira, dia 11, o Programa de Formação Continuada dos Docentes que disponibilizará 2000 bolsas de pós-graduação lato sensu, 100% gratuitas, na modalidade à distância, para os professores e gestores ligados à Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduc). Os cursos serão ministrados através da Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura (Fapetec) em parceria com a Universidade Brasil. A expectativa é que as primeiras turmas iniciem as aulas em 04/04.
Além do lançamento Programa, houve palestra motivacional com a psicoterapeuta, professora, consultora e coach de carreira Taís Amaral, a apresentação da nova plataforma EducaTaboão e a entrega de tablets para sete profissionais da Seduc.
O prefeito Aprígio destacou que a mudança e os investimento na Educação são necessários. “Vivemos durante muito tempo em um Brasil manual e hoje mudou tudo. Estamos vivendo num País digital e nós precisamos nos aperfeiçoar. Por isso, nós precisamos fazer vários cursos. Essa pós-graduação é necessária porque vai trazer para os professores novas experiências. O mundo caminha para isso, para que todos aprendam novas profissionais, se aperfeiçoem na profissão que escolheu. A Educação é o carro chefe do mundo, que fornece o conhecimento para as pessoas fazerem o que quiserem”, disse.
“Fico muito feliz por ter uma secretária técnica e não vou medir esforços para fazer o que for bom para os nossos professores, diretores, vice-diretores e demais profissionais, para que ajudem e aperfeiçoem o conhecimento das nossas crianças”, completou Aprígio.
A secretária de Educação, Dirce Takano, agradeceu a equipe da Seduc e declarou estar emocionada por iniciar 2022 oferecendo formação para os professores.
“Estou super emocionada de poder iniciar esse ano de 2022 trazendo essa proposta da formação continuada com a pós-graduação. Isso é um investimento que esse governo nos possibilitou para trazer melhoria na sala de aula. A gente sabe que o que a gente faz é em prol das crianças, dos alunos. Fazer o lançamento hoje e já, de início ter praticamente 500 professores interessados, só nos deixa orgulhosos de saber que todos os professores querem estudar sim e a gente (Governo Municipal) está disposto a fazer esse trabalho em conjunto”, disse.
Ao concluir, Dirce Nakano falou “esse programa começa hoje, mas só se encerra em 2024 . Lembrando que os melhores alunos da pós-graduação ainda terão mestrado. Só tenho o que agradecer esse governo que me dá essa oportunidade. Nosso município é pioneiro nessa questão, o investimento nos profissionais, formação e o desempenho dos alunos é minha missão”.
O responsável técnico pela implantação do projeto, Luís Celso Sobral, destacou que que a Fapetec tem 20 anos de experiência em projetos de formação no Brasil inteiro e que irá colaborar de maneira positiva com o inovador e inédito programa formativo de Taboão da Serra, que beneficiará alunos e professores.
“O Programa de Formação é para atualização dos professores, para voltar para contemporaneidade e preparar para os desafios do futuro, ainda mais depois dessa dramática e fatal pandemia que atravessamos. A partir da Saúde, o que mais foi afetado foi a Educação e é por isso que a gente quer fazer os cursos de formação para atualizar todo mundo e melhorar a performance dentro da sala de aula e tentar recuperar o tempo perdido das nossas crianças que foram tão afetadas. Contem muito com o esforço da Fapetec”, declarou Sobral.
O pró-reitor dos cursos de pós-graduação da Universidade Brasil, parceira da Fapetec na oferta e certificação dos cursos, Marco Antonio Zonta colocou a instituição à disposição do município.
“É com imensa felicidade que a gente reporta que é uma parceria importante para a Universidade Brasil, disruptiva trazendo novidade para os profissionais. Essa parceria com a prefeitura e com a Fundação é uma grande emoção e uma grande pró-atividade do corpo docente de toda instituição, poder contribuir com um programa nobre desse, de uma prefeitura inovadora. É uma honra para nós e cumpre os alicerces da universidade que é ensino, extensão e pesquisa. Coloco as portas da pró-reitoria à disposição dos senhores, da prefeitura, de secretaria de Educação e mais uma vez agradeço a confiança e parceria com a Universidade Brasil”, afirmou.
Cursos oferecidos
Ao todo serão oferecidos pelo menos cinco cursos de pós-graduação da Educação Básica, na modalidade à distância. São eles: Educação de Jovens e Adultos (EJA); Educação Infantil; Educação em Práticas Inclusivas; Gestão Escolar; e Tecnologias Educacionais.
Todos os cursos contam com módulo básico, de nivelamento de informações e contam com carga horária de 460h, exceto a pós-graduação em Educação em Práticas Inclusivas, cuja carga horária é de 600h. Através da plataforma, os participantes contarão com aulas gravadas e preceptores que acompanharão o passo a passo e participação nas avaliações, quizes, debates e demais atividades.
Os professores terão ainda à disposição um espaço físico na região central, próximo à sede da Secretaria de Educação, onde contarão com equipamentos tecnológicos, como computadores com acesso a internet, caso precisem. No local também serão realizados bate papos e palestras para ajudar na construção formativa. O endereço será anunciado em breve.
Entrega de Tablets
Durante a solenidade de lançamento do Programa de Formação, sete profissionais, sendo um de cada seguimento, foram homenageados e receberam um tablet cada. A entrega dos aparelhos marca o início da distribuição dos equipamentos que contemplará todos os professores da Rede Municipal de Ensino de Taboão da Serra. O objetivo da distribuição é auxiliar os professores tanto no processo formativo, quanto em sala de aula.
Foram homenageados: Paulo Rogério Spinelli (Supervisor de Ensino); Anderson dos Santos Pires (Assistente Técnico Pedagógico); Saint Clair Rodrigues Rocha (diretor de EMEF); Dorcelina Maria Ferreira (vice-diretora de EMEF); Cristiane Carminati Maricato (coordenadora pedagógica de EMEF); Iolanda Dias de Oliveira (diretora de EMI); e Ester Zuzo de Jesus (coordenadora pedagógica de EMI).
Novo EducaTaboão
A Planneta Educação apresentou o novo portal EducaTaboão, plataforma une os principais serviços e informações sobre a rede municipal de ensino de Taboão da Serra. A novo portal que está mais moderno, didático e interativo foi pensando para ser o principal canal de comunicação entre escolas, alunos, famílias e professores. Para saber como ficou, acesse www.educataboao.com.br.