Taboão da Serra: Oliveira da Regal morre aos 83 anos
Morreu na tarde deste sábado, dia 16, um dos comerciantes mais conhecidos de Taboão da Serra, Oliveira da Regal, aos 83 anos. Ele estava internado com um quadro de pneumonia que evoluiu para infecção generalizada.
Gonçalves Delfino, seu nome de batismo, deixa esposa, Maria, os filhos Márcio Delfino, advogado com grande atuação na cidade, Marcos, Márcia e Marlon, além de Marcel, já falecido. Ele também deixa as noras Bianca, Fabiane, Elen e o genro Luis Lagrota, procurador da prefeitura, e oito netos.
O velório acontece neste domingo, 17, das 10h às 14h na Câmara Municipal de Taboão da Serra.
Oliveira da Regal deixa um legado enorme no comércio de Taboão da Serra e na política. Durante mais de 30 anos trabalhou na Comercial Magno, fundada em 1955, antes da emancipação da cidade.
Na década de 80 fundou a Regal Material de Construção na rua do Tesouro, no centro de Taboão da Serra, um ícone do comércio local, antes da chegada das grandes lojas foi um importante centro para a população do município.
Apaixonado por esporte foi presidente do Pequeninos do Jockey, no auge da sua importância para o futebol amador e formador de craques. De suas mãos saíram atletas como Zé Roberto (Portuguesa, Santos e Seleção Brasileira) e Júlio Baptista (São Paulo e Seleção). Durante sua gesta, mais de dois mil jovens participavam do projeto.
Outra paixão de Oliveira da Regal era o Parque das Hortênsias, onde foi diretor durante anos, quando o local ainda abrigava o zoológico municipal de Taboão da Serra.
Em 2017 recebeu do então vereador Eduardo Nóbrega, atual deputado estadual, o título de Cidadão Taboanense em uma emocionante sessão solene.
A morte de Oliveira da Regal repercutiu em Taboão da Serra. O prefeito Aprígio disse ao Portal O Taboanense que lamenta a morte do amigo. “Seu Oliveira teve um papel importante na história de Taboão da Serra, foi um comerciante que ajudou com o crescimento de nossa cidade, além de ser um grande apoiador do esporte. Que Deus o tenha em bom lugar”, disse.
O deputado estadual Eduardo Nóbrega também lamentou a morte de Oliveira da Regal. “Sou muito amigo da família, tenho um carinho enorme por tudo o que ele construiu aqui na cidade, sempre envolvido com as causas sociais e com o esporte, nunca se absteve da sua responsabilidade. Espero que Deus conforte a família e amigos”.
O ex-vereador Valter Paulo de Oliveira disse por telefone que a perda de Oliveira da Regal deixa uma lacuna na história de Taboão da Serra. “Um pai amoroso, um cidadão que ajudou o crescimento da nossa cidade, ficará sempre lembrado no coração da nossa população. Que Deus o receba de braços abertos”.