Taboão da Serra participa de oficinas para implantação do Programa Cidades Verdes Resilientes
Iniciativa federal articula com estados, municípios e sociedade civil o enfrentamento às mudanças climáticas
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
O município de Taboão da Serra participa da construção e implementação coletiva do Programa Cidades Verdes Resilientes (PCVR). Iniciativa coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, com apoio do Ministério das Cidades e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação em parceria com a GIZ Brasil e Cooperação Alemã.
O programa tem como intuito promover políticas que visem o desenvolvimento sustentável e resiliente nos municípios brasileiros visto os eventos climáticos extremos e seus impactos, como aumento das temperaturas, períodos de escassez e abundância de chuvas, entre outros.
O secretário de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (SDUHMA), Nílcio Regueira Dias, acompanhado da diretora de Meio Ambiente Melina Alvarez, esteve na Câmara dos Deputados, em Brasília, em 30 de julho, para a 1ª Oficina de Construção Participativa de Implementação do Programa. O encontro contou com a presença da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, do secretário-executivo do Ministério das Cidades, Helder Merillo, do vice-embaixador da Alemanha no Brasil, Wolfgang Bindseil, dentre outros representantes governamentais e de entidades sociais.
No dia 14 de agosto, a ida à capital federal do secretário Nílcio, acompanhado do Diretor de Habitação, João Augusto da Fonseca, e do diretor de Planejamento Urbano, Matheus Graciosi Pinto, teve como objetivo contribuir com a 4ª e a 5ª Oficina do PCVR, que trataram de Áreas verdes e arborização urbana e de Soluções Baseadas na Natureza (SbN), respectivamente.
“A presença da Prefeitura de Taboão da Serra e do Governo Aprígio nas oficinas foi oportuna, pois coloca a equipe em uma posição de contribuição na construção do programa a partir da realidade do município, que é o mais denso do país e enfrente os grandes desafios colocados com a questão ambiental e climática de forma efetiva e com apoio do Governo Federal”, explicou o secretário Nílcio Regueira Dias.
As oficinas contaram com uma metodologia participativa de intercâmbio de experiências e análises críticas de diferentes prefeituras, governos estaduais e entidades diversas.
O prefeito Aprígio destacou que a presença do Governo Municipal é um grande avanço. “A participação ativa da nossa gestão nesta iniciativa, reflete o nosso comprometimento com o desenvolvimento de políticas ambientais sérias, um avanço que é fruto de uma gestão comprometida e de equipes dedicadas, que entendem a importância de agir hoje para garantir um futuro melhor para as próximas gerações”.