Taboão da Serra: Porque a praça Nicola Vivilechio mudou de nome?
Antiga praça 31 de Março, atualmente Nicola Vivilechio, causou polêmica na mudança de nome na década de 80
Olá amigos, nesta semana vamos relembrar mais uma matéria do nosso acervo histórico. Nessa coluna, abordamos uma matéria publicada originalmente na edição nº 98 do Jornal O Cidadão, publicada em setembro de 1984. O destaque da capa era a mudança do nome da praça 31 de Março, que passou a se chamar Praça Nicola Vivilechio. Mas porque ocorreu essa mudança?
O jornal O Cidadão noticiou na época: “31 de março é a data que se comemora o movimento militar de 1964 que derrubou o então presidente da República João Goulart, último eleito pelo voto direto. Num gesto político alguns vereadores de Taboão da Serra entraram com requerimento solicitando a mudança do nome da praça”, explicava a matéria.
A praça foi construída pelo prefeito Ary Dáu, a praça ganhou o nome de 31 de Março através do decreto nº 43/1968 por iniciativa da então prefeita Laurita Ortega Mari. O projeto inicial, para alterar o nome da praça, foi do então vereador Celso dos Santos, que no dia 16 de maio de 1984 sugeriu a mudança para Praça Teotônio Vilela.
Os vereadores não chegavam a um acordo. Então, Dioclides Teixeira de Almeida, Paulo Félix e Eunício Moraes Silva entraram com um substitutivo, propondo que o local se chamasse Praça da Liberdade. Sem acordo, os vereadores Celso Santos e Rogério Dias, apresentaram um novo projeto, nomeando como Praça Nicola Vivilechio, primeiro prefeito de Taboão da Serra.
O ex-prefeito Ary Dáu, na época, se manifestou sobre a mudança, dizendo que seria favorável a manutenção do nome porque “já ser bem conhecido”, mas que se fosse para mudar, que escolhessem a data de emancipação do município.
A reportagem ouviu a vereadora Maria Alice Borge Gion, do PT, que disse que era necessária a mudança porque “é um péssimo cartão de visita de nossa cidade. Afinal, nem mesmo os ‘revolucionários’ de 64 defendem mais esse malfadado golpe militar”.
O vereador da época, José Martins, também se manifestou: “Não passa de uma data, sou a favor que se dê o nome de uma pessoa do município, não sou favorável ao nome de uma pessoa de fora. Nicola Vivilechio foi um homem que enfrentou todas as dificuldades de instalação da prefeitura. Tinha de ser até motorista”.
Por essa e por outras é que a praça, que ainda brilha no centro de Taboão da Serra, deixou para trás o nome de 31 de março e passou a ser chamada de Praça Nicola Vivilechio.