Taboão da Serra: Profissionais de Saúde participam de capacitação sobre doenças raras em crianças
Encontro Saúde da Criança capacitou profissionais para identificação de doenças raras
- Acompanhe as redes sociais do Portal O Taboanense e fique sempre ligado em tudo o que acontece de importante em Taboão da Serra e região. Siga-nos no Facebook, Instagram, Twitter e no Youtube
A Secretaria de Saúde (SMS) de Taboão da Serra realizou em 31 de maio, uma capacitação para enfermeiros, fisioterapeutas, psiquiatras e médicos sobre a identificação de doenças raras em crianças. o grupo também debateu o tema – saúde mental na infância.
Durante a capacitação foram citadas doenças como: Atrofia Muscular Espinhal (AME), Distrofia Muscular Duchenne (DMD), Deficiência da Descarboxilase dos L-Aminoácidos Aromáticos (AADC).
.
“Uma das preocupações do nosso governo é capacitar os profissionais para que atendam com excelência, e por isso sempre estamos realizando treinamentos para que possamos evoluir cada vez mais na área da saúde aqui em Taboão da Serra. Parabenizo todos os enfermeiros, psiquiatras, fisioterapeutas e médicos, que se dedicam tanto em ajudar e zelar pela vida de tantas crianças”, disse o prefeito Aprígio.
O secretário de Saúde, José Alberto Tarifa, comentou sobre a importância de manter os profissionais atualizados. “Diariamente eles estão com as crianças, e assim, podem observar certos tipos de dificuldades, como a de levantar, que é um sintoma recorrente na doença de Distrofia Muscular Duchenne (DMD), e comunicar os pais para que fiquem atentos ou que façam algum tipo de exame genético para ter a comprovação. Então esse treinamento veio em boa hora!”.
“O governo municipal preconiza a segurança e a qualidade prestada ao paciente, e pensando nisso nós temos treinamentos contínuos. Realizamos uma capacitação multiprofissional que envolveu fisioterapeutas, médicos, psiquiatras, pediatras e enfermeiros. Queremos dar um recado para os pais acompanhar seus filhos nas consultas de rotina, porque quanto mais precocemente você detecta alguma patologia, mais rápido você consegue fazer a prevenção e a intervenção antes, melhorando a qualidade de vida do paciente. Procure um pediatra e acompanhe, porque os profissionais são habilitados para detectar precocemente e fazer intervenção o quanto antes”, comentou a subsecretária de Saúde, Danielle Motta.
A pediatra e coordenadora da saúde da criança Célia Ribas, falou sobre os cuidados necessários e a importância do diagnóstico precoce. “Em algumas doenças a gente tem a possibilidade agora de intervir para que essa criança tenha uma qualidade de vida melhor, quando não, até uma cura de alguma doença que se instala nessa fase precoce da vida. Então, todo mundo tem que estar alerta, o pediatra, o enfermeiro que faz o atendimento, e o fisioterapeuta que também está fazendo a intervenção no sentido de melhorar as condições hoje de desenvolvimento dessas crianças”.