Taboão da Serra realiza programação educativa da Semana Nacional de Trânsito
Com o tema “Juntos salvamos vidas!”, Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana orientou a população a seguir as leis de trânsito
Semana Nacional do Trânsito em Taboão da Serra contou com ações de conscientização dos moradores e capacitação de servidores
A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (Setram) de Taboão da Serra realizou uma série de atividades educativas em comemoração à Semana Nacional de Trânsito, sob a temática “Juntos Salvamos Vidas”. A campanha tem a finalidade de conscientizar a sociedade sobre um trânsito mais seguro para todos.
“O governo do prefeito Aprígio tem como premissa salvar vidas e é a partir disso que estamos desenvolvendo diversas ações para diminuir a quantidade de acidentes que ocorrem em vias municipais, como refazer a sinalização vertical e horizontal, com demarcação de faixas de pedestres, vagas de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência dentre outras ações”, explicou o secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, José Vanderlei Santos.
Outra medida que está sendo tomada pela Prefeitura, são as tratativas junto ao Ministério da Infraestrutura e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para a municipalização da Rodovia Régis Bittencourt (BR-116) no trecho de Taboão da Serra.
“A BR-116 é hoje a via com maior incidência de acidentes e atropelamentos em Taboão da Serra. Com a municipalização, além de criar rotas interligando bairros e dar fluidez ao trânsito, poderemos fazer as intervenções necessárias para preservar vidas”, completou o secretário.
Além da instalação de faixas informativas em pontos estratégicos da cidade, durante a Semana Nacional do Trânsito, a SETRAM realizou panfletagem para orientação de motoristas no Largo do Taboão e na Praça Nicola Vivilechio. Já nas redes sociais oficiais do município, postagens recordavam a população sobre a importância de usar itens e dispositivos de segurança como capacetes, cadeirinhas e faixa de pedestre.
No dia 20/09, o secretário adjunto de Transportes Ruy Polleto Osório, o engenheiro Ítalo Martinelli Júnior e os servidores Thomaz Oyamaguchi e Michele Limetre participaram do lançamento do Selo Mobilidade Segura, em Nova Odessa. Desenvolvida pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), a certificação busca a redução de mortes e lesões no trânsito alinhados ao comprometimento e a qualidade dos serviços prestados e melhorias na gestão de organizações e instituições parceiras, como a Prefeitura de Taboão da Serra.
Agentes de Trânsito, da Defesa Civil e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), participaram, em 21/09, do curso de Atendimento Pré-Hospitalar e Resgate Veicular, promovido em parceria com a concessionária Arteris. De acordo com José Vanderlei Santos, o objetivo foi “preparar os servidores com conhecimento e com a melhor técnica para que o município assuma futuramente, após a municipalização, os atendimentos que sejam necessários nos 6km da Rodovia Régis Bittencourt”. Além de informações teóricas, os funcionários públicos participaram de simulações de salvamento, inclusive com falsa vítima presa às ferragens de um veículo.
Ainda na Semana Nacional do Trânsito, de forma lúdica, os servidores da Setram ensinaram, através do teatro com fantoche, os alunos da EMEF Ester Cordeiro de Souza e da EMI Chico Bento sobre a importância de respeitar a legislação de trânsito. A mesma peça teatral foi encenada para dezena de jovens que compareceram a ação social Impulsiona Taboão, realizada no sábado, 24/09, na EMEF Ugo Arduini. Os participantes ainda levaram para casa a primeira “Carteira Nacional de Habilitação”, um cartão lúdico emitido pela SETRAM que comprova que a criança compreendeu as informações passadas através do teatro de fantoche e orientações.
“O lema ‘Juntos salvamos vidas’ é algo que devemos levar todos os dias, em todos os trajetos. Por isso, é importante orientar as pessoas desde pequenas para que no futuro se tornem pedestres, motoristas, ciclistas e motociclistas conscientes, que promovam a cultura de paz no trânsito, com cada vez menos mortes e acidentes”, comentou Michele Limetre, da Coordenadoria de Educação e Estatística no Trânsito (COEST) de Taboão da Serra.
Programa Município Laço Amarelo
No ano passado, o Governo Municipal aderiu ao Programa Município Laço Amarelo, do ONSV, cuja ideia é evitar acidentes, hospitalizações e até mortes através de um programa de educação permanente para conscientizar a população. Com o convênio firmado, Taboão da Serra também passou a ter acesso ao Sistema de Observação, Monitoramento e Ação (SOMA), para análise geográfica e estatística sobre acidentes viários. A plataforma ajuda a identificar as raízes dos problemas de forma a poupar tempo, dinheiro e principalmente vidas.