Taboão da Serra recebeu projeto de melhorias nas escolas estaduais em 1993
Escola Estadual José Roberto Pacheco na década de 1990
Olá amigos, nesta semana vamos relembrar mais uma matéria do nosso acervo histórico. Nessa coluna, abordamos uma matéria publicada originalmente na edição nº 497 do Jornal O Cidadão, publicada em junho de 1993. O destaque daquela semana foi a implantação dos Centros de Informação e Criação em escolas públicas. O projeto do Governo do Estado visava ampliar o acesso a informação através de salas com materiais multimídias, além de livros, vídeos e jogos.
A implantação do projeto em Taboão da Serra foi marcada por uma solenidade no dia 22 de junho, na Escola Estadual José Roberto Pacheco. “com a presença de inúmeras autoridades municipais e da região”. O diretor do FDE na época, César Calegari, que anos mais tarde seria secretário municipal de educação, foi o responsável pela implantação do projeto em todo o Estado.
O Jornal O Cidadão relatou na época: “O material para a implantação dos CICs em Taboão da Serra já está a disposição das escolas, restando a estas apenas a tarefa de eleger a comissão que cuidará da administração do material”.
As escolas que receberam a implantação do CIC na época foram as Escolas Estaduais José Roberto Pacheco, Alípio de Oliveira e Silva, Laurita Ortega Mari, Ugo Arduine e as escolas de Primeiro Grau: Antônio Inácio Maciel, Armando Andrade e Gilberto Freire.
E tem mais
E nesta semana quando foi anunciado que a Leoa Helga, o último grande felino do Parque das Hortênsias morreu no santuário Mata Ciliar, fazemos um paralelo com a notícia da nossa edição de 1993. A prefeitura havia iniciado as obras para os novos recintos para a onça pintada e a suçuarana.
“A onça pintada e a suçuarana do Parque as Hortênsias estão de mudança. Elas não deixarão o Parque, mas trocarão os mirrados 24 metros quadrados que dividem hoje com a jaguatirica por uma área bem maior, 238 m² para a onça pintada e 190 m² para a suçuarana, num total de 418 metros quadrados”.
O Cidadão ainda destacou que “o projeto do novo recinto dos felinos tem ainda toda uma concepção paisagística, com tanque de 12m² reservado a onça pintada e uma cachoeira para a suçuarana”.