Taboão da Serra registra 40 casos confirmados de dengue desde o início do ano, diz secretária de Saúde
Taboão da Serra registra 40 casos positivos de dengue até a última quinta-feira, dia 15. Segundo informou a secretaria de Saúde, foram 149 notificações no período. Não há registro de óbitos pela doença no município.
“A Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, informa que o município tem 149 casos notificados de dengue, sendo 40 deles confirmados”, informou.
Em Taboão da Serra as Unidades Básicas de Saúde não realizam testes rápidos para detecção da dengue, pois, segundo a secretaria de Saúde, os kits não são enviados pelo Governo do Estado e nem pelo Ministério da Saúde, por isso não estão disponíveis no município.
“Com relação aos testes rápidos para detecção da dengue, esses não são distribuídos pelo Ministério da Saúde e Governo do Estado, por isto não estão disponíveis na rede municipal”, esclareceu a secretária de Saúde.
A nota também informa que, para evitar proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, o Governo Municipal realiza Avaliação de Densidade Larvária, que consiste na vistoria em imóveis com objetivo de quantificar a infestação de mosquitos em todas as áreas da cidade, mensurar a quantidade de recipientes, tipos de criadouros e quantos tinham larvas.
Governo Municipal também realiza a nebulização, para matar mosquitos adultos, em áreas de casos positivos, e a capacitação das equipes técnicas para diagnóstico e tratamentos imediatos.
Sobre o Aedes aegypti
A infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya é beneficiada pelo acúmulo indevido de água e pelo descarte e destinação inadequados de resíduos sólidos.
Evite a reprodução do mosquito, siga as dicas
Guarde as garrafas sempre viradas para baixo;
Encha de areia ou terra os pratinhos de vasos de planta;
Jogue no lixo qualquer objeto que possa armazenar água;
Mantenha bem tampados, baldes, tonéis, piscinas e caixas d’água;
Guarde pneus de maneira que não acumule água;
Limpe as calhas dos canos;
Não deixe a água da chuva parada sobre a laje;
Coloque o lixo em sacos plásticos bem fechados dentro de uma lixeira tampada.
Confira abaixo as características dos sintomas dengue
Febre alta;
Dor no corpo e nas articulações;
Dor atrás dos olhos;
Mal-estar;
Dor de cabeça;
Manchas vermelhas no corpo.
Os sinais de alarme da doença são caracterizados principalmente por:
Dor abdominal intensa e contínua;
Vômitos persistentes;
Acúmulo de líquidos;
Sangramento de mucosa;
Irritabilidade.