Taboão da Serra registra 99 casos confirmados de dengue e 145 estão em investigação
Taboão da Serra registra 99 casos positivos de dengue até a última terça-feira, dia 5. Segundo informou o vereador enfermeiro Rodney, foram 473 notificações, com 229 negativos e 145 suspeitos aguardando resultados. Não há informações de óbitos pela doença no município.
Durante a sessão da Câmara Municipal de Taboão da Serra na terça-feira, dia 5, o vereador enfermeiro Rodney, parabenizou a atuação da secretaria da Saúde na prevenção da dengue. Segundo ele, os casos da doença na cidade estão abaixo da media nacional.
Na terça-feira, o governo de São Paulo decretou estado de emergência para a dengue no território paulista. A decisão foi tomada pelo Centro de Operações de Emergências (COE), grupo coordenado pela secretaria, após o estado passar da marca de 300 casos confirmados da doença a cada 100 mil habitantes.
“Nossa cidade está muito abaixo da media nacional dos casos de dengue, fruto de um trabalho da secretaria de Saúde. A média nacional vem aumentando os casos de dengue. A media hoje está 201 casos para cada 100 mil habitantes. Para ser considerado epidemia tem que ter qualquer cidade do Brasil, 300 casos para 100 mil habitante. Hoje em Taboão da Serra temos 99 casos confirmados, estamos na metade da media nacional, e com 1/3 para se caracterizar epidemia”, esclareceu o vereador Rodney.
A respeito do fumacê, disse o vereador que, “o protocolo do Ministério da Saúde disse que ser feito nos parâmetros prioritários onde tem os casos confirmados, depois em outros bairros”.
Sintomas
Moradores que apresentarem sintomas da doença, como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e dores no corpo, deve procurar de imediato uma Unidade de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.
Dengue
A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada com o vírus. A principal medida é eliminar os criadouros do mosquito. Os sintomas febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.
A doença pode evoluir para uma forma mais grave e ocasionar sangramento na pele, mucosas, órgãos internos e até levar à morte. Não existe medicamento específico contra a dengue, mas os sintomas podem ser aliviados com o uso de remédios para dor ou febre, prescritos pelo médico. Para prevenir o agravamento da doença, é importante ingerir bastante líquido. Não devem ser usados medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (Aspirina, Melhoral, AAS) e anti-inflamatórios, pois podem aumentar o risco de hemorragias.
Sobre o Aedes aegypti
A infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya é beneficiada pelo acúmulo indevido de água e pelo descarte e destinação inadequados de resíduos sólidos.
Evite a reprodução do mosquito, siga as dicas:
Guarde as garrafas sempre viradas para baixo;
Encha de areia ou terra os pratinhos de vasos de planta;
Jogue no lixo qualquer objeto que possa armazenar água;
Mantenha bem tampados, baldes, tonéis, piscinas e caixas d’água;
Guarde pneus de maneira que não acumule água;
Limpe as calhas dos canos;
Não deixe a água da chuva parada sobre a laje;
Coloque o lixo em sacos plásticos bem fechados dentro de uma lixeira tampada.