Taboão da Serra registra a primeira morte por coronavírus, afirma Governo do Estado
A primeira morte de um morador de Taboão da Serra relacionada com o coronavírus foi oficialmente anunciada na tarde desta terça-feira, dia 24. A vítima, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, é uma senhora, de 84 anos. Mais nenhuma informação foi confirmada.
A secretaria municipal de saúde não confirmou a morte, mas a informação é oficial. Não se sabe se a vítima estava internada em um hospital público fora de Taboão da Serra ou se estava na rede particular, o que dificulta que o município seja notificado do caso.
A secretária de saúde de Taboão da Serra, Dra. Raquel Zaicaner, daria uma entrevista coletiva por videoconferência na tarde desta terça-feira, mas acabou sendo adiada para amanhã.
O prefeito Fernando Fernandes anunciou diversas medidas para o enfrentamento do coronavírus em Taboão da Serra. No sábado, dia 21, ele decretou estado de calamidade pública em Taboão da Serra.
Todo comércio e prestação de serviço, inclusive bares e casas noturnas, deverão permanecer fechados até segunda ordem. Os comerciantes que abrirem seus estabelecimentos poderão ter seus alvarás de funcionamento cassados.
Em um vídeo Fernandes disse que a exceção serão os supermercados, farmácias, restaurantes, feiras livres, padarias, lanchonetes, lojas que vendem produtos para animais, açougues, postos de combustíveis, lojas de conveniência e serviço de entrega.
Fernandes lembrou que mesmo esses comércios que ficarão abertos deverão evitar aglomerações e fornecer proteção para seus funcionários e clientes, oferecendo álcool em gel e realizando limpeza redobrada.
Na tarde desta segunda-feira, dia 23, a Prefeitura de Taboão da Serra atualizou os casos de coronavírus na cidade. São 68 suspeitos, dois descartados e um confirmado, segundo dados da Secretária Municipal de Saúde.
Confirmada
A Secretaria de Estado da Saúde registrou o total de 40 óbitos relacionados à COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, nesta terça-feira (24). Todos ocorreram na Grande São Paulo. Dos dez novos óbitos confirmados desde esta segunda-feira (23), são seis homens (71, 75, 79, 80, 89 e 93 anos) e quatro mulheres (48, 65, 84 e 85 anos).
A mulher de 48 anos tinha comorbidades e era de Vargem Grande Paulista. As outras cidades da Grande São Paulo com registro de óbitos foram Guarulhos (mulher, 85 anos), Taboão da Serra (mulher, 84) e Osasco (homem, 79). Pessoas com comorbidades e idosos configuram grupo de risco.
Entre o total de mortes registradas até o momento, 37 ocorreram em hospitais privados e três, em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). O Estado também registra 810 casos confirmados.
Embu das Artes
Apesar do anuncio oficial feito pela prefeitura de Embu das Artes que a cidade registrou duas mortes, até o momento a informação não foi confirmada pelo Governo do Estado ou pelo Ministério da Saúde