Taboão da Serra registra aumento de casos de gripe as últimas semanas
A Secretaria Municipal de Saúde de Taboão da Serra identificou um aumento significativo do número de pessoas com síndrome gripal, não só na cidade como em toda a região. À reportagem do Portal O Taboanense, a Vigilância Epidemiológica esclareceu que, “nos últimos dias houve um aumento significativo no número de atendimentos em todos os Pronto Socorros e Pronto Atendimentos da região. Em alguns casos chegando a dobrar o número de pacientes que procuram atendimento médico”.
A Vigilância informou que o Pronto Socorro Infantil registrou aumento na demanda de atendimento há cerca de três semanas, e nos últimos dias, tanto a UPA Akira Tada, quanto o PSM (Antena), também ocorreu o aumento da demanda, dobrando o número de atendimentos.
A Prefeitura de Taboão da Serra ressalta que a “Campanha contra Influenza é realizada, anualmente, em abril e que não há mais doses disponíveis no Estado”.
Ainda de acordo com a Vigilância, “na região Sudeste, o pico dos casos da Influenza se dá, normalmente, entre os meses de maio e julho, o que torna estes casos do último mês atípicos. Os números começaram a subir para um patamar mais elevado do que o normal em setembro, quando tivemos 25 resultados positivos. Em maio de 2017, no pico de doenças respiratórias, tivemos 13 casos positivos para Influenza e, em junho, 12”.
Sobre o vírus H3N2, a Vigilância Sanitária esclarece que o surto da gripe em São Paulo “está provocando o aumento no número de atendimentos nos Pronto Atendimentos em toda a região metropolitana. Esse surto de gripe chega junto com um surto de vírus sincicial respiratório (VSR), que acomete crianças e pode causar bronqueolite”.
Esses vírus, normalmente, são causadores de surtos nos meses frios, mas a pandemia da covid-19 afetou o comportamento dos surtos. “No caso do VSR, a volta às aulas contribuiu muito para a disseminação desse vírus entre as crianças”, destacou a secretária de Saúde.
A secretaria salienta a importância da prevenção com a vacinação na próxima Campanha para os grupos prioritários.