Taboão da Serra registra caso suspeito de coronavírus
A prefeitura de Taboão da Serra informou na manhã de hoje que o município registrou na quarta-feira, dia 26, o primeiro caso suspeito de coronavírus. No mesmo dia, o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso comprovado da doença na América Latina.
Em um comunicado oficial, a prefeitura de Taboão da Serra, por meio da Secretaria de Saúde, informa que “o atendimento na noite do dia 26/02/2020 do primeiro caso suspeito de infecção pelo coronavírus no município”.
De acordo com a prefeitura, “trata-se de um senhor de 30 anos, que chegou de Milão na noite do dia 25/02/2020 e que iniciou sintomas gripais na data de hoje”. A Secretaria de Saúde de Taboão da Serra, por meio da Vigilância Epidemiológica, seguiu os protocolos definidos pelo Ministério de Saúde, e aguarda exames para outras providências.
A secretaria de saúde ressalta que “não há motivos para pânico” e salientou os cuidados e medidas preventivas que todos devem tomar: “lavar as mãos com água e sabão, uso do álcool gel, cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar, evitar tocar os olhos nariz e boca com as mãos, evitar aglomerações não são somente para o Coronavírus, mas para toda e qualquer infecção respiratória”.
A secretária de saúde, Dra. Raquel Zaicaner, dará hoje, às 11h, uma entrevista coletiva para falar sobre as ações tomadas pela Secretaria sobre o caso coronavírus.
Em entrevista ao Portal O Taboanense na última semana, a secretária de saúde afirmou que o município mantém um comitê permanente de monitoramento que acompanha de perto qualquer informação que deva ser repassada à população e garantindo o suporte necessário, e alerta a todos quanto as medidas de prevenção.
“As medidas de prevenção são as de higiene para evitar qualquer outra gripe. Temos um comitê permanente de monitoramento, organizamos fluxos de atendimento e esperamos não ser atingidos, porém, as pessoas viajam , tem grande mobilidade e o vírus vem junto”, esclareceu a secretária.
O prefeito Fernando Fernandes, divulgou recentemente um vídeo para alertar a população taboanense dos cuidados e atenção que deve ter, principalmente pessoas que viajaram para os países onde há casos confirmados da doença.
“O coronavírus é conhecido há muito tempo e recentemente foi descoberto uma nova variação do vírus que está circulando por alguns países. Pessoas que voltaram de viagens há 14 dias ou menos desses países, ou qualquer um que teve contato com esses viajantes e apresentarem sintomas como febre maior que 37.8ºC, tosse e sintomas respiratórios, como falta de ar, podem ser considerados casos suspeitos”, alertou.