Taboão da Serra registra mais 5 mortes em um dia por COVID-19; curados já são 141
Com isso, o município tem 33 mortes pela doença e 225 pessoas já foram infectadas pelo novo coronavírus
Segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde na manhã desta sexta-feira, dia 8, Taboão da Serra registrou cinco novas mortes em 24h por COVID-19, chegando ao total de 33. Neste balanço, o número de casos da doença já somam 225 na cidade e 141 já foram curados.
No boletim divulgado hoje, uma das vítimas é um homem de 24 anos, ele era obeso e estava internado no Hospital Next, em São Paulo.
As outras quatro vítimas são mulheres, duas com 77 anos, uma delas tinha diabetes, estava no Hospital Santa Clara, na capital paulista. A outra foi a óbito no Hospital Regional de Osasco, tinha diabetes, além de sequelas de um AVC.
A quarta vítima tinha 75 anos, sem informações de comorbidades, ela estava no Hospital Leforte Liberdade, em São Paulo. O quinto óbito foi uma mulher de 76 anos, era hipertensa e estava internada na UPA Akira Tada, em Taboão da Serra.
O sistema municipal de saúde já contabiliza 718 casos notificados, desse total, 290 foram descartados pela secretaria municipal de Saúde de Taboão da Serra. A prefeitura ainda informou que 170 casos estão em andamento.
Até a última quinta-feira, dia 7, no Hospital de Campanha 35 pacientes seguiam internados com sintomas mais graves da doença.
Medidas protetivas
A prefeitura vem tomando diversas medidas para prevenir a pandemia de coronavírus. Ruas e pontos de ônibus próximos a unidade de saúde estão sendo higienizadas frequentemente. Além de uma campanha de arrecadação de alimentos, a prefeitura de Taboão da Serra converteu os alimentos da merenda escolar em cestas básicas para os mais carentes.
Nesta semana a prefeitura de Taboão da Serra editou um decreto tornando obrigatório o uso de máscara no transporte público municipal. Os usuários dos ônibus circulares devem estar utilizando o acessório para evitar o contágio por coronavírus. A mesma medida foi tomada pelo Estado, que determinou o uso da máscara em todos os ônibus intermunicipais, trens e Metrô.
O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) recomendou à Prefeitura de Taboão da Serra que não flexibilize a quarentena para o enfrentamento ao coronavírus, até “que haja previsão específica do governo estadual nesse sentido, ou mesmo depois, considerando a avaliação técnica da Secretaria Municipal de Saúde”.
A prefeitura também adaptou o espaço do Serviço Especializado de Reabilitação (SER) para abrigar um hospital de campanha com 77 leitos todos dedicados ao coronavírus. Uma ala inteira da UPA Akira Tada também está destinada para receber pacientes infectados pelo vírus.
A secretaria de saúde de Taboão da Serra lançou um serviço para tirar dúvidas de moradores sobre a doença, além de funcionar como uma pré-consulta virtual orientando a população sobre os cuidados, como e onde buscar os serviços de saúde. O serviço atende pelo número 0800 7758500, das 7h às 19h, de segunda a segunda.
Para facilitar o atendimento e evitar o deslocamento desnecessário dos moradores, Taboão da Serra também disponibiliza números de WhatsApp para cada Unidade Básica de Saúde (UBS). Confira o número de cada UBS.
A Escola de Corte e Costura de Taboão da Serra passou a confeccionar máscaras de pano que estão sendo distribuídas para a população. Estão sendo produzidas cerca de 450 máscaras diariamente. Desde o dia 7 de maio, o uso de máscaras passou a ser obrigatório em todo o Estado para quem estiver na rua.
O prefeito Fernando Fernandes anunciou várias medidas de enfrentamento ao coronavírus em Taboão da Serra. A principal delas, o isolamento social, imposto pelo Estado de São Paulo, está sendo seguido em todo município. O Governador João Doria decidiu prorrogar a quarentena em todos os 645 municípios até o próximo dia 10 de maio.