Taboão da Serra registra mais de 200 novos casos de coronavírus diariamente
O número de casos de coronavírus em Taboão da Serra vem aumentando de uma forma rápida nas últimas semanas. O levantamento divulgado nesta quarta-feira, dia 19, pela secretaria de saúde, mostrava que 6.451 moradores foram infectados no município.
Somente nos primeiros 19 dias de agosto foram registrados 3.281 novos casos, um aumento de 103% em um curto período. Desde o início da pandemia até o fim de julho, eram 3.170. Em menos de 20 dias, o número de pacientes que testaram positivo em Taboão da Serra mais do que dobrou.
O que deixa as autoridades em alerta são os dados dos últimos sete dias. Foram mais de 1.400 novos casos, cerca de 200 por dia. A prefeitura de Taboão da Serra alega que os números cresceram de forma tão rápida devido ao aumento da testagem realizada nos postos de saúde do município.
Em contrapartida, o número de óbitos vem mantendo uma média de duas mortes diárias, dados abaixo dos registrados em junho e julho. Desde o primeiro óbito registrado na cidade, em 21 de março, já morreram 248 moradores de coronavírus em Taboão da Serra. Até o final de julho, o número era de 204 mortes. Nestes 19 dias de agosto, foram 44 mortes.
A falta de proteção e as aglomerações são apontadas como as principais causas desse aumento, além do número maior de testes realizados em todo o Estado de São Paulo. Sempre importante que se deve usar máscaras de proteção, além de lavar as mãos com água e sabão ou álcool em gel.
Festas, encontros e locais de grande aglomeração devem ser evitados, o vírus se espalha rápido em ambientes fechados e é transmitido por pequenas gotículas. O Ministério da Saúde alerta que as principais formas de contaminação são toque do aperto de mão contaminadas, gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro e objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, talheres, maçanetas, brinquedos, teclados de computador etc.
Perfil dos casos
Em Taboão da Serra, 71 óbitos por Covid-19 são de moradores que não pertenciam ao grupo de risco de mais de 60 anos. Do total de 248 mortes pela doença, 28,6% tinham 59 anos ou menos. Homens são a maioria dos casos fatais, 138 e mulheres, 110. A vítima mais nova tinha apenas sete meses e a mais velha, 99 anos.
Medidas protetivas
A prefeitura vem tomando diversas medidas para prevenir a pandemia de coronavírus. Ampliou o grupo de pessoas que farão o teste de coronavírus no município. Também anunciou que a UPA Akira Tada passa a atender exclusivamente pacientes com COVID-19.
Ruas e pontos de ônibus próximos a unidade de saúde estão sendo higienizadas frequentemente. Além de uma campanha de arrecadação de alimentos, a prefeitura de Taboão da Serra converteu os alimentos da merenda escolar em cestas básicas para os mais carentes.
A prefeitura de Taboão da Serra editou um decreto tornando obrigatório o uso de máscara no transporte público municipal. Os usuários dos ônibus circulares devem estar utilizando o acessório para evitar o contágio por coronavírus. A mesma medida foi tomada pelo Estado, que determinou o uso da máscara em todos os ônibus intermunicipais, trens e Metrô.
O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) recomendou à Prefeitura de Taboão da Serra que não flexibilize a quarentena para o enfrentamento ao coronavírus, até “que haja previsão específica do governo estadual nesse sentido, ou mesmo depois, considerando a avaliação técnica da Secretaria Municipal de Saúde”.
A prefeitura também adaptou o espaço do Serviço Especializado de Reabilitação (SER) para abrigar um hospital de campanha com 77 leitos todos dedicados ao coronavírus.
A secretaria de saúde de Taboão da Serra lançou um serviço para tirar dúvidas de moradores sobre a doença, além de funcionar como uma pré-consulta virtual orientando a população sobre os cuidados, como e onde buscar os serviços de saúde. O serviço atende pelo número 0800 7758500, das 7h às 19h, de segunda a segunda.
Para facilitar o atendimento e evitar o deslocamento desnecessário dos moradores, Taboão da Serra também disponibiliza números de WhatsApp para cada Unidade Básica de Saúde (UBS). Confira o número de cada UBS.
A Escola de Corte e Costura de Taboão da Serra passou a confeccionar máscaras de pano que estão sendo distribuídas para a população. Estão sendo produzidas cerca de 450 máscaras diariamente. Desde o dia 7 de maio, o uso de máscaras passou a ser obrigatório em todo o Estado para quem estiver na rua.