Taboão da Serra registra segunda morte por coronavírus
A vítima, agora a segunda do município, era um homem de 50 anos e que sofria de problemas cardíacos
Matheus Herbert, Gazeta de S.Paulo
A Prefeitura de Taboão da Serra confirmou na manhã desta quinta-feira, dia 2, mais um óbito em decorrência do coronavírus. A vítima, agora a segunda do município, era um homem de 50 anos e que sofria de problemas cardíacos.
De acordo com a Administração, o homem foi atendido em um hospital particular da cidade e depois foi transferido para São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, onde veio a óbito. O bairro em que a vítima morava em Taboão não foi divulgado.
A primeira morte de um morador de Taboão da Serra relacionada com o coronavírus foi oficialmente anunciada no dia 24 do mês passado. A vítima, segundo a Secretaria Estadual de Saúde era uma senhora de 84 anos. Ela morreu em um hospital particular em São Paulo.
Crescimento
Os casos de infectados pelo coronavírus em Taboão da Serra subiu cerca de 360% nessa semana. De acordo com os dados divulgados diariamente pela Prefeitura, na última segunda-feira haviam oito casos do Covid-19 no município. Nessa quinta-feira, o número saltou para 37 casos confirmados do coronavírus.
Ainda de acordo com o boletim da Prefeitura de Taboão da Serra, haviam na manhã desta quinta-feira 183 notificações suspeitas. Já no último dia 30 de março, haviam 116 notificações suspeitas. A alta é de cerca de 57%.
Medidas protetivas
O prefeito Fernando Fernandes (PSDB) anunciou nesta semana a criação de um Centro Médico de retaguarda com 40 leitos para o combate ao coronavírus no SER (Serviço Especializado de Reabilitação). O local está sendo adaptado e irá funcionar na estrada das Olarias no Jardim Guaciara, já nos próximos dias. A prefeitura também informou que o local irá abrigar outros 17 leitos de divãs clínicos para observação de casos menos graves.
Fernandes anunciou várias medidas de enfrentamento ao coronavírus em Taboão da Serra. Todo comércio e prestação de serviço, inclusive bares e casas noturnas, deverão permanecer fechados até segunda ordem. Os comerciantes que abrirem seus estabelecimentos poderão ter seus alvarás de funcionamento cassados.
A exceção serão os supermercados, farmácias, restaurantes, feiras livres, padarias, lanchonetes, lojas que vendem produtos para animais, açougues, postos de combustíveis, lojas de conveniência e serviço de entrega.
Fernandes lembrou que mesmo esses comércios que ficarão abertos deverão evitar aglomerações e fornecer proteção para seus funcionários e clientes, oferecendo álcool em gel e realizando limpeza redobrada.
Além disso, os moradores podem ligar para o serviço de pré-consulta virtual para esclarecimentos sobre o coronavírus. Todas as pessoas que tenham dúvida sobre a doença, podem entrar em contato via central telefônica, das 7h às 19h, de domingo a domingo. Uma equipe fica à disposição para orientar a população, através do telefone (11) 4788 5624.