Taboão da Serra renova parceria com empresa que integra tecnologia as aulas
Mais de 9 mil alunos serão atendidos pelo programa
O retorno será gradual e, na primeira etapa, vai atingir até 35% dos alunos
Por Matheus Herbert, Gazeta de S.Paulo
A Prefeitura de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, renovará o contrato do programa MenteInovadora, da Mind Lab, líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais. A metodologia que integra jogos de raciocínio às salas de aula seguirá atendendo 9.469 alunos do ensino fundamental de 13 escolas, com a capacitação de 268 professores.
No Brasil desde 2006, o MenteInovadora utiliza jogos de raciocínio em aulas dinâmicas com a mediação de professores capacitados e tem resultados comprovados no desenvolvimento cognitivo e socioemocional de alunos do ensino infantil ao pré-vestibular. Os jogos estimulam os alunos a experimentar em um contexto controlado situações da vida real, contribuindo para conferir significado ao aprendizado e exercitando habilidades como a empatia, o equilíbrio emocional e o trabalho em equipe.
“Quando implementamos o programa MenteInovadora, da Mind Lab, há quatro anos, começamos com duas escolas que possuíam o menor IDEB da região. Buscávamos um trabalho diferenciado que estimulasse as escolas a evoluir e notamos a contribuição para uma melhora que nos instigou a ampliar a aplicação da metodologia para outras escolas da rede pública no último ano”, explica João Medeiros, Secretário de Educação do Município de Taboão da Serra.
Atualmente, o munícipio de Taboão da Serra, que possui a maior densidade demográfica do país, conta com nota de 6,4 no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para medir a qualidade do aprendizado nacional, resultado acima da meta nacional e que vem crescendo nos últimos anos. O programa MenteInovadora é uma das iniciativas do município para tornar o ensino ainda mais significativo para os estudantes da região.
“Conversamos com os professores e fizemos o acompanhamento da aplicação da metodologia da Mind Lab desde o início. Durante visitas às escolas observamos que as crianças gostam muito das dinâmicas de aula com os jogos. Temos uma avaliação positiva e hoje treze escolas contam com o Programa MenteInovadora” completa João Medeiros.
Para Sandra Garcia, diretora pedagógica da Mind Lab, a imaginação e o lúdico auxiliam no desenvolvimento de capacidades importantes para a vida dos estudantes, não apenas cognitivas.